O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, inaugurou a nova exposição artística “Além dos acervos, um passeio pela Região dos Lagos”, assinada por Reinaldo Caó. A mostra segue disponível para visitação gratuita até o dia 31 de julho. A abertura foi realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e a vernissage contou com a parceria da Bellavista Vinhedos e Experiências, que realizou a curadoria da mostra, além de oferecer música ambiente, coquetel e duas tendas para a comercialização de vinhos finos, petiscos e literatura de livre acesso ao público.
O diretor do Museu Regional do Sal, Alexandre Martins, falou sobre a nova exposição do espaço. “O lançamento da exposição foi marcante, tanto para o artista e os parceiros do evento, quanto para o Museu Regional do Sal. As telas, influenciadas pelos movimentos artísticos Impressionismo e Naturalismo, da França do século XIX, mas com o toque próprio do artista aldeense, harmonizam perfeitamente com o espaço, que foi, aliás, residência de fazenda e senzala de africanos escravizados naquele século. Foi uma noite muito agradável, uma festa da arte, um brinde literal e simbólico à nossa cultura regional diversa. Convidamos a todos para visitar o Museu do Sal neste mês de julho e conhecer a riquíssima obra de Reinaldo Caó”, disse.




Para o artista Reinaldo Caó, o Museu Regional do Sal contribui com a memória aldeense. “Toda vez que eu exponho em São Pedro da Aldeia, me remete ao meu passado. Uma nostalgia gostosa percorre o meu íntimo, porque eu sou aldeense. Eu sou rurícola, nasci na zona rural de São Pedro da Aldeia, exatamente no Retiro, que é um local que eu amo. O espaço, além de ser maravilhoso, orna com a cidade de São Pedro. A exposição vai até dia 31 de julho. Eu levo algumas telas de São Pedro. Como a Igreja de São Pedro, o Salineiro, o Trabalhador Rural e a Canoa de um Pau-Só, que são canoas caiçaras. Estou muito feliz pela mostra e espero que agrade ao público”, declarou.





O curador da exposição, Francisco Mendonça, também falou sobre o novo atrativo artístico do museu. “Essa exposição celebra a carreira de um artista aldeense, que expressa nas telas as belezas das paisagens e monumentos da Região dos Lagos. A arte de Caó encanta pela beleza e nos toca com sua sensibilidade ao transformar pinceladas de tintas em obras-primas”, comentou.
Reinaldo Caó é um renomado artista plástico aldeense. Nascido no bairro Retiro, fez seus primeiros rabiscos aos 7 anos, e aos 11, iniciava na vida artística com suas obras utilizando tinta guache. Em 1987, o jovem Reinaldo participou de sua primeira exposição coletiva no Charitas, em Cabo Frio. Dali para frente, qualificou-se o entre os grandes da Região dos Lagos.





Ao longo de sua carreira, Caó expôs e participou de capacitações em importantes instituições do país, como o Museu Nacional de Bellas Artes, e em outros países, como Holanda, França, Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal. Desde 2004, o artista se dedica a dividir sua arte com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, ensinando arte num projeto no bairro Tangará, em Cabo Frio.
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no bairro Flexeira.