A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença na I Mostra Nacional de Práticas Profissionais: “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre”. Realizado na quarta-feira (09/07), o evento foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). O município foi representado pela psicóloga e coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica (SRT), Renata Nogueira Antum Gomes.
A mostra foi realizada no histórico Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, um espaço que simboliza o processo de superação do modelo manicomial ao adotar práticas de acolhimento em liberdade. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade às práticas inovadoras desenvolvidas por psicólogos na Rede de Assistência Psicossocial (RAPS), além de valorizar manifestações artísticas produzidas por usuários dos serviços, reforçando a importância da arte na promoção da saúde mental.



A coordenadora aldeense Renata Antum integrou a comissão julgadora da etapa estadual, ao lado de outros três psicólogos. Ela avaliou os trabalhos submetidos com critérios técnicos e éticos, escolhendo o relato que representará o estado na final nacional, em Brasília. Os vencedores estaduais serão publicados junto às práticas de outros estados e a vencedora da Sudeste receberá apoio para apresentação no congresso nacional em Manaus, durante o Encontro da ABRAPSO.
“Participar da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais, enquanto membro da comissão julgadora, foi um potente instrumento de compromisso com o fazer do psicólogo na luta antimanicomial”, comentou Renata Nogueira Antum Gomes.
A participação da coordenadora reforça o reconhecimento do trabalho do Serviço de Residência Terapêutica de São Pedro da Aldeia, evidenciando o compromisso com práticas de autonomia, desinstitucionalização e direitos humanos no campo da saúde mental. A Mostra valoriza essas experiências inovadoras, incentivando o diálogo entre profissionais e usuários da RAPS.