A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social-Fundeb e o Conselho de Alimentação Escolar, a Conferência Municipal de Educação 2025. O encontro aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa e abordou as diretrizes pedagógicas aldeenses sob o tema “Construindo Políticas Educacionais Democráticas e Participativas”.
Na ocasião, estiveram presentes a secretária da pasta, Danielle Corrêa, a secretária adjunta Pedagógica, Wânia Dias, e os secretários adjuntos administrativos, Beatriz Portilho e Carlos Eduardo Viana, além de diretores, professores da rede municipal de ensino e profissionais do segmento.





A secretária de Educação, Danielle Corrêa, falou sobre o encontro. “Gostaria de agradecer a todos pela presença em nossa conferência. Esse encontro é de grande importância para o nosso município, porque tratamos de pautas essenciais para o desenvolvimento da educação em São Pedro da Aldeia. Também iremos realizar uma importante votação para a eleição de novos membros do Fórum Permanente de Educação, dando seguimento aos trabalhos futuros do novo Plano Nacional de Educação, que virá no ano de 2026. Agradeço também a presença da Câmara Municipal, a parceria com o poder legislativo aldeense”, disse.




O encontro apresentou as 20 metas do Plano Municipal de Educação e os sete eixos da Conferência Nacional de Educação (CONAE), além da definição, composição e ações dos Conselhos Municipais de Educação, de Alimentação Escolar e de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. Foram realizados, ainda, uma eleição para compor o Fórum Permanente de Educação do município, para monitorar e avaliar as próximas estratégias do Plano Municipal de Educação, e um mini-censo da rede municipal de Educação aldeense.




De acordo com a professora da rede municipal de ensino, Evie Borges, a conferência colabora para o desenvolvimento da educação aldeense. “Participar da Conferência Municipal de Educação como professora foi uma experiência ímpar, pois pude conhecer um pouco das políticas públicas implementadas em São Pedro da Aldeia e entender o valor da gestão democrática. Isso é fundamental para que tenhamos qualidade na educação e moveu-me a querer fazer parte da comissão do Fórum Permanente de Educação no Município. Espero motivar outros professores dos anos iniciais a serem participantes efetivos e não apenas meros ouvintes”, afirmou.




A mesa da Conferência Municipal de Educação foi composta pela secretária municipal de Educação, Danielle Corrêa, pelos secretários adjuntos Wânia Dias, Beatriz Portilho e Carlos Eduardo Viana, pelo presidente da Câmara dos Vereadores, professor Jean Pierre, pelos vereadores Mislene Conceição e Paulo Santana, pela coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas, Cassiane Couto, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Marta de São Paulo, a presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Marcelle Frinhani, e a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-Fundeb), Iara Azevedo.


Durante a programação do evento, os novos membros do Fórum Permanente de Educação foram eleitos e assumiram o compromisso de avaliar e fiscalizar o planejamento educacional. Os representantes assumiram o posto de forma voluntária e irão integrar os setores público, privado e civil do órgão.