Search

São Pedro da Aldeia celebra Dia Mundial do Rock com concerto, teatro de rua e exposição artesanal

A Praça Agenor Santos, no centro de São Pedro da Aldeia, foi palco de uma vibrante programação cultural gratuita no domingo (13/07), promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. O evento celebrou o Dia Mundial do Rock e contou com o primeiro concerto da temporada 2025 da Orquestra Sons da Aldeia, além da apresentação teatral “O Auto dos Autos do Céu e do Inferno” e a exposição de trabalhos de artesãos locais.

Para o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, o evento foi um presente à população. “Nossa proposta é ocupar a praça com arte e cultura de qualidade, acessível para todos. É muito gratificante ver a praça cheia, com famílias inteiras prestigiando o que é produzido aqui, com nossos músicos, artistas e artesãos. Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel, que sempre apoia e acredita no poder transformador da cultura”, afirmou.

Fotos: Renan Freitas

O concerto “Rock in Rua” abriu a programação e atraiu dezenas de amantes do rock e da boa música. Sob a coordenação e regência do maestro Jorge Rafael Goes, cerca de 50 músicos da Orquestra Sons da Aldeia encantaram o público em uma apresentação emocionante de uma hora de duração. “A proposta foi levar o espírito do rock para a linguagem da música instrumental e orquestrada, com arranjos feitos especialmente para esse espetáculo. É sempre um desafio prazeroso traduzir esses grandes clássicos para esse formato e ver a resposta calorosa do público”, destacou Jorge Rafael.

A abertura do concerto ficou por conta da icônica “The Final Countdown”, da banda sueca Europe, seguida de “It’s My Life”, sucesso de Jon Bon Jovi. No repertório, grandes hits do rock nacional e internacional ganharam novas roupagens com os arranjos exclusivos do maestro, como “Rock and Roll All Nite” (Kiss), “Everybody Wants to Rule the World” (Tears for Fears), “Don’t Stop Me Now” (Queen) e “Eye of the Tiger” (Survivor), esta última interpretada pela cantora convidada Amanda Mattos.

Fotos: Renan Freitas

O espetáculo também contou com a participação da cantora Suzana Ferreira, aluna do projeto Sons da Aldeia, que emocionou o público ao interpretar “Menina Veneno”, “Agora Só Falta Você” e “Erva Venenosa”. Outro ponto alto da apresentação foi o medley dedicado à banda Evanescence, reunindo as canções “My Immortal”, “Going Under” e “Bring Me to Life”, executadas com potência vocal e sentimento.

Fotos: Carolina Barreto

A sequência do show trouxe, ainda, os sucessos “Don’t Stop Believin’” (Journey), “I Don’t Want to Miss a Thing” (Aerosmith), novamente na voz de Amanda Mattos, e o encerramento apoteótico com “Sweet Child o’ Mine”, da banda Guns N’ Roses, que levantou a plateia.

Moradora do bairro Balneário, Maria Cecília Lins elogiou a apresentação da orquestra. “Foi um ótimo espetáculo. Fiquei surpresa ao ouvir clássicos do rock sendo tocados pela orquestra, foi emocionante. A Prefeitura e a Cultura estão de parabéns por esse evento gratuito. Espero que tenham mais”, comentou.

Além da música e do teatro, quem prestigiou os eventos na praça pôde conferir os trabalhos de artesãos que fazem parte do Mapeamento Cultural da cidade. Entre os expositores estava a confeiteira Sabrina Holanda, que levou suas tortas artesanais. “Sou a favor da realização de mais eventos como esse, que atraem as famílias e dão a oportunidade dos artesãos mostrarem os seus trabalhos”, comemorou.

Fotos: Carolina Barreto

Com texto e direção de Rodrigo Sena e produção da Casa dos Azulejos Produções Artísticas e Culturais, produtora contemplada pelo Edital de Chamamento Público nº 12/2023, destinado à contratação de atrações artísticas para eventos realizados pela Secretaria de Cultura, a programação foi encerrada com o espetáculo “O Auto dos Autos do Céu e do Inferno”, apresentado pelo grupo Risco Teatral.

A peça de rua, com cerca de 50 minutos de duração, promoveu uma encenação vibrante, marcada por recursos sonoros e musicais produzidos ao vivo pelos próprios atores e forte interação com o público. O elenco foi formado por Bruno Silva, Dandara Melo, Dayenne Lovisi, Felipe Souza, Geovana Barros, Gustavo Seabra e Jean Maciel.

Entre risos e aplausos, o público acompanhou uma história irreverente e cheia de reviravoltas, com linguagem popular e humor afiado, agradando a todas as faixas etárias presentes na praça.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui