A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no Seminário de Lançamento do Programa Nós+Seguras, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa reuniu profissionais de diferentes áreas para debater estratégias de prevenção às violências e fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes no ambiente escolar. O município aldeense foi representado pela coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Atenção às Violências e Promoção da Cultura de Paz (NAVI).

A coordenadora do NAVI, Sunamita Gomes da Soledade, destacou a expectativa para a futura implementação do programa. “Foi muito especial para toda a equipe do NAVI participar deste momento. São vários tipos de violência e existe um crescimento delas como um todo. É de extrema necessidade investir na conscientização e, consequentemente, preparar os profissionais do ambiente escolar para saber receber os casos que chegarem com acolhimento e respeito e intervir com a rede de maneira potente e assertiva. Acreditamos que, a partir dessas ações de conscientização, prevenção e da futura implementação do programa em nosso município, teremos retornos positivos, não só para nós, enquanto profissionais, pais e munícipes, mas principalmente para nossas crianças e adolescentes, que poderão ter um futuro mais seguro”, destacou.
A coordenadora do PSE, Eduarda Cardoso, também reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Participar deste seminário reforça o compromisso do PSE em integrar saúde e educação na construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Estamos empenhados em fortalecer ações educativas e preventivas que contribuam para a proteção dos estudantes e para o desenvolvimento de uma cultura de paz em nossas escolas”, afirmou.
O Programa Nós+Seguras, idealizado pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, é realizado em parceria com as áreas de Educação e Saúde e conta com o apoio de organizações sociais. A iniciativa tem como proposta articular ações intersetoriais para garantir mais segurança, cuidado e promoção da cultura de paz nas escolas.