Search

Tire suas dúvidas sobre a Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia

Setor visa continuar o tratamento de saúde em casa, com segurança e cuidado
Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia

Os moradores de São Pedro da Aldeia que necessitam de cuidados contínuos de saúde podem contar com um serviço que leva atendimento direto ao lar: a Atenção Domiciliar. Voltado para pacientes que estão clinicamente estáveis, o serviço oferece mais conforto, qualidade de vida e humanização no cuidado, sem a necessidade de permanência hospitalar.

Para o diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, a iniciativa representa um avanço na forma de cuidar. “A Atenção Domiciliar transforma esse cuidado em saúde, aproximando os profissionais do dia a dia dos pacientes e promovendo bem-estar sem sair de casa. Afinal, não cuidamos apenas de um paciente, mas do amor da vida de alguém. É mais cuidado, mais conforto, mais dignidade”, afirmou.

Para facilitar o acesso da população aos serviços disponíveis, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um guia com as principais perguntas e respostas sobre a Atenção Domiciliar no município. Confira:

O que é a Atenção Domiciliar?

É um serviço de saúde que leva cuidados médicos, de enfermagem e multiprofissionais diretamente para a casa do paciente. A iniciativa é voltada para pessoas clinicamente estáveis que ainda necessitam de acompanhamento de uma equipe de saúde, evitando internações prolongadas e promovendo conforto, humanização e qualidade de vida. Tudo isso com segurança, carinho e humanização.

Quais são os programas oferecidos?

Programa Melhor em Casa
Uma iniciativa do Ministério da Saúde, com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que leva atendimento domiciliar para quem precisa de cuidados contínuos, mas não necessita ficar internado.

Esse programa segue as diretrizes da Portaria nº 3.005 de 02 de janeiro de 2024, que regulamenta os critérios para o atendimento. A equipe é composta por profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros especialistas, prontos para atender diretamente na residência do paciente.

Para o atendimento, é necessário que o paciente esteja clinicamente estável e não precise de monitoramento contínuo por mais de 12 horas por dia.

Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronicados (PADC)
O PADC foi criado para dar continuidade ao tratamento de pacientes acamados e com doenças crônicas, especialmente aqueles que já passaram pelo Programa Melhor em Casa. O acompanhamento também é feito em casa, com visitas agendadas da equipe multiprofissional. Para receber esse cuidado, é essencial que o cidadão esteja estável e que haja um familiar, cuidador ou responsável presente durante as visitas.

Como solicitar o atendimento domiciliar?

Se o paciente estiver em casa:
Procure a unidade de saúde mais próxima e solicite a avaliação para Atenção Domiciliar. A equipe da unidade fará a triagem e, caso o paciente se enquadre no perfil, será feito o encaminhamento pelo sistema.

Se o paciente estiver internado:
A própria equipe hospitalar pode acionar diretamente o serviço por meio de um link direto com as equipes responsáveis.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui