Os servidores da Secretaria de Fazenda de São Pedro da Aldeia participaram de mais uma consultoria promovida pelo Sebrae. O encontro focou na Reforma Tributária e na adesão ao Padrão Nacional para emissão de Notas Fiscais. O evento foi conduzido por um consultor do Sebrae. A iniciativa seguirá com mais reuniões a fim de manter a equipe técnica atualizada e qualificada.
A consultoria abordou os temas mais atuais relacionados à Reforma Tributária, contribuindo para o alinhamento das práticas municipais às exigências legais e operacionais que vêm sendo implementadas em todo o país. O primeiro encontro teve como objetivo promover a sensibilização e alinhamento estratégico com a apresentação do projeto NFS-e Nacional, tratando dos fundamentos, objetivos e benefícios; além de falar sobre o panorama da adesão no Estado do Rio de Janeiro, o Enquadramento Legal (Reforma Tributária e PLP nº 68/2024); planejamento do cronograma de adesão e adequação do município, assim como os mitos e verdades sobre custos, infraestrutura e prazos.

O secretário de Fazenda, Renaldo Martins destaca a importância da iniciativa. “Estamos sempre atentos às atualizações tributárias e focados em manter os servidores qualificados. A parceria com o Sebrae é de suma importância para trazermos ainda mais fluidez às ações fiscais”, apontou.

De acordo com o chefe de setor do núcleo fiscal da Secretaria de Fazenda, Leonardo Alves, a participação no evento foi estratégica. “Essa postura proativa visa garantir que o município esteja preparado para as mudanças, especialmente em relação ao novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que terá impacto direto nos repasses futuros. A parceria com o Sebrae amplia o nosso conhecimento e promove a troca de experiências entre os colaboradores, o que o momento exige. Toda a nossa equipe se mantém alinhada e atualizada com as demandas da Reforma Tributária”, ressaltou.
O município de São Pedro da Aldeia acompanha de perto as discussões e avanços da Reforma Tributária desde o início, investindo na capacitação de servidores, na modernização de ferramentas e na análise constante das legislações publicadas.

Estiveram presentes o secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo, e os servidores dos setores de ISS, ISSQN e Sala do Empreendedor.