A Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia resgatou, nesta terça-feira (22/07), um filhote de ave marinha, possivelmente da espécie Atobá. O animal foi localizado no bairro Campo Redondo e, após o resgate, encaminhado ao instituto responsável para avaliação e os devidos cuidados veterinários. A ação foi possível graças à colaboração de um morador, que acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca por meio do canal oficial de denúncias, via WhatsApp.
Após o recebimento das informações e da localização exata do animal, um agente da Guarda Ambiental foi enviado ao endereço e realizou o resgate. A ave, que aparentava estar debilitada, foi encaminhada para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) do Instituto Albatroz, em Araruama.
O secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, destacou a importância da participação ativa da população na proteção da fauna local. “O apoio da comunidade tem sido fundamental. Recebemos constantemente mensagens e denúncias que nos ajudam a agir de forma rápida. É uma rede de proteção que cresce a cada dia”, afirmou.
Denúncias relacionadas a animais silvestres, desmatamentos e outras questões ambientais podem ser feitas pelo número de WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, em (22) 99615-7755. É importante lembrar que o número recebe apenas mensagens de texto.