Search

São Pedro da Aldeia participa de lançamento da Pedra Fundamental da Casa da Mulher Brasileira

Equipes municipais que integram a Rede de Proteção à Mulher aldeense participaram do evento

Em mais uma importante ação voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, as equipes da Rede de Proteção à Mulher de São Pedro da Aldeia marcaram presença no lançamento da Pedra Fundamental da Casa da Mulher Brasileira, no Rio de Janeiro. O evento, realizado nesta segunda-feira (04/08), no mês da campanha “Agosto Lilás”, marca um avanço histórico nas políticas públicas voltadas ao acolhimento e defesa das mulheres fluminenses. Representaram a Prefeitura aldeense, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Patrulha Maria da Penha, e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). 

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, esteve presente junto ao guarda civil municipal Mauro. “Fico profundamente emocionada em participar deste momento tão marcante. Esta conquista representa muito mais do que a construção de um espaço físico é a concretização de um sonho de proteção, acolhimento e dignidade para milhares de mulheres de todo Estado, vítimas de violência. Será um importante ponto de apoio, reunindo em um só lugar serviços essenciais”, destacou Andrade.

Para a diretora do Departamento de Direitos Humanos da SASDH, Fernanda Costa, estar presente no lançamento da Pedra Fundamental é reafirmar o compromisso da Prefeitura aldeense com a promoção de políticas públicas voltadas à proteção, ao acolhimento e à valorização das mulheres. “A Casa da Mulher Brasileira é uma conquista fundamental, que fortalece a rede de enfrentamento à violência de gênero, oferecendo um espaço integrado e humanizado. Essa iniciativa representa mais um passo importante na construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas”, ressaltou.

A coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana Oliveira, também fez questão de marcar presença na iniciativa. O evento contou, ainda, com a presença da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que reforçou o compromisso do Governo Federal com o enfrentamento à violência de gênero e a promoção da equidade. A secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar, também participou do lançamento. 

A Casa da Mulher Brasileira faz parte de uma rede nacional voltada à proteção e ao combate à violência contra a mulher. O espaço reúne, em um só lugar, diversos serviços de atendimento humanizado e integrado, como suporte psicossocial, orientação jurídica, Delegacia Especializada, Defensoria Pública, Ministério Público, acolhimento provisório e ações de capacitação profissional. A iniciativa visa garantir o acesso a direitos e contribuir para o fortalecimento da autonomia das mulheres.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui