As ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher ganharam reforço em São Pedro da Aldeia nesta quinta-feira (07/08), data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006). Em alusão à data, equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Patrulha Maria da Penha, e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), realizaram uma ação educativa com panfletagem no Centro da cidade.

A mobilização aconteceu na Avenida São Pedro, durante o sinal vermelho, com distribuição de panfletos informativos a motoristas e, também, aos pedestres que circulavam pela Praça Hermógenes Freire da Costa. A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso à informação e incentivar a denúncia de casos de violência. A atividade contou com a presença do secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, e do secretário adjunto da pasta, GCM José Renato Alves.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, destacou a importância da iniciativa. “Hoje, celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha, um marco fundamental no enfrentamento à violência doméstica no Brasil. Mais do que uma legislação, essa lei representa a luta de milhares de mulheres por dignidade, proteção e justiça. A PMP tem papel essencial nesse processo. Atuamos na proteção de mulheres em situação de risco, garantindo o cumprimento das medidas protetivas e levando acolhimento e informação. A presença da Patrulha é muitas vezes o elo entre a vítima e a rede de proteção. Seguimos firmes, com empatia e compromisso, para que nenhuma mulher precise sofrer calada”, declarou.



Os motoristas aprovaram a iniciativa da Prefeitura aldeense. Roger, morador do bairro Fluminense, ressaltou que foi uma ação importante, assim como Jean Marcelo, do bairro Botafogo. “Sou Guarda Municipal em outra cidade e também realizo eventos assim. Esse trabalho de conscientização é muito importante, é uma forma de dar visibilidade à luta contra a violência”, apontou Jean.


A coordenadora da pasta da Mulher na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Mothé, também esteve presente na ação. “A SASDH está participando desta blitz em conjunto com a Patrulha para lembrar que o combate à violência contra mulher não acontece só em agosto. A Lei Maria da Penha faz 19 anos e precisamos falar dela o ano todo, divulgando nossos canais de atendimento no município de São Pedro da Aldeia e fortalecendo, cada vez mais, nossa rede de apoio. Toda mulher tem direito a viver sem medo, e a informação salva vidas”, destacou.


As mulheres que passaram pela blitz também aprovaram a iniciativa, como a Cristiane, moradora do bairro Balneário. “Essa ação de conscientização contra a violência doméstica é maravilhosa e pertinente, bem propícia ao momento que vivemos. Parabéns pela ação”, disse. Também moradora do bairro Balneário, Estela ressaltou que acompanha o trabalho de prevenção à violência contra a mulher realizado pela Prefeitura. “Ação maravilhosa. A gente precisa, é muito importante. Já participei da blitz antes e acho muito importante manter essa sequência. É um bom trabalho. Maravilhoso”, apontou.



Em alusão à campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia está promovendo uma série de ações educativas, palestras, formações para profissionais da rede e rodas de conversa com a comunidade. O objetivo é fortalecer a prevenção, incentivar a denúncia e reforçar que a mulher não está sozinha, destacando que o município conta com uma rede eficaz de proteção à mulher.


