A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia marcou presença no 4º Encontro de Guardas Municipais do Rio de Janeiro, realizado nesta semana no município de Guapimirim. O evento teve como tema central a capacitação em diretrizes da Lei Maria da Penha, reforçando o compromisso das corporações com a proteção e defesa dos direitos das mulheres.
Durante o encontro, guardas municipais de diversas cidades do Estado participaram de palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento das ações de prevenção e combate à violência doméstica. O momento também serviu como oportunidade de troca de experiências e integração entre instituições, contribuindo para um trabalho mais alinhado e eficiente em defesa da sociedade.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha aldeense, GCM Rosana Andrade, levou a equipe para a capacitação, que teve duração de dois dias. “Nossa participação nesse encontro foi fundamental para que a equipe pudesse ampliar seus conhecimentos e trocar experiências com outras Guardas Municipais. A capacitação fortalece a nossa atuação na rede de proteção às mulheres, garantindo mais preparo, sensibilidade e eficiência no atendimento. Esse aprendizado será levado diretamente para o dia a dia em São Pedro da Aldeia, refletindo em um serviço cada vez mais humanizado e comprometido com a defesa das mulheres”, afirmou.
A programação contou com palestras relevantes para o aprimoramento dos profissionais. A chefe da Unidade do Programa Mulher Mais Segura de Guapimirim, agente Dias, falou sobre o papel das Guardas Civis Municipais na execução de programas de segurança para mulheres em situação de violência doméstica. Já a juíza do Juizado Especial Adjunto Criminal e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Guapimirim, Rafaela de Freitas, abordou a atuação do Judiciário na rede de atendimentos e os desafios para reduzir os índices de novos casos e reincidências.

Outro tema debatido foi “Stalking: mulheres abusivamente perseguidas”, apresentado pela presidente da Comissão de Segurança e Combate à Violência Contra a Mulher, Fernanda Pinheiro da Silva. A delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Fernanda Fernandes, também ministrou palestras sobre “Violência Digital: a tecnologia digital na perpetuação da violência doméstica” e “Violência Doméstica: tipos de violência, ciclos e impactos”.
De acordo com a corporação aldeense, a participação no evento contribui para a formação contínua dos agentes e para o fortalecimento da atuação da Patrulha Maria da Penha no município, garantindo um trabalho cada vez mais humano, preventivo e eficaz no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.