Search

Alunos aldeenses participam do “Projeto Carreiras – Mostra das Profissões”

Mais de 650 alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia tiveram a oportunidade de ampliar suas perspectivas de futuro com a segunda edição do Projeto Carreiras – Mostra das Profissões.  Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Preventiva, o evento reuniu estudantes de 12 escolas municipais.

A iniciativa, que aconteceu no auditório da Ives Church, no bairro Estação, teve como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela escolha profissional, proporcionando experiências e informações sobre diversas áreas do conhecimento. A proposta integra as ações de orientação vocacional desenvolvidas pela rede, com foco na construção de projetos de vida e no fortalecimento das perspectivas de futuro dos jovens.

A secretária de Educação, Danielle Corrêa, ressaltou a importância da ação. “Hoje celebramos com orgulho a segunda edição do Projeto Carreiras, uma iniciativa que fortalece os sonhos dos nossos estudantes do último ano da rede municipal. Mais do que apresentar profissões, o projeto inspira e orienta nossos jovens para o futuro. Agradeço a todos os envolvidos por acreditarem na educação como caminho de transformação. Em São Pedro da Aldeia, seguimos construindo pontes entre o presente e os projetos de vida de cada aluno”, destacou.

A programação incluiu painéis temáticos com a participação de profissionais convidados, que compartilharam vivências pessoais e trajetórias no mercado de trabalho. Ao todo, seis especialistas por painel representaram diferentes áreas de atuação, ampliando o repertório dos alunos sobre possibilidades de carreira. Os estudantes puderam participar, ainda, de sorteios de bolsas de estudos em cursos preparatórios, de inglês e escolas parceiras, além de brindes como fones de ouvido bluetooth.

Para a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, a experiência foi enriquecedora. “Promover aos nossos alunos essa oportunidade, mais uma vez, foi incrível.   Esperamos ter despertado neles a importância do estudo e a necessidade de foco e dedicação para que possam chegar onde desejarem”, comentou.

A secretária adjunta de Educação, Wânia Dias, e o assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, também estiveram presentes e reforçaram o papel da escola como agente formador não apenas do conhecimento acadêmico, mas também da cidadania e do protagonismo juvenil.

Para a coordenadora da Orientação Educacional, Rute Orrac, o Projeto Carreiras amplia a visão dos alunos sobre o futuro. “O evento conecta nossos alunos a diversas profissões, formas de ingresso em cursos técnicos e a bolsas de estudo para cursos preparatórios e de inglês. Faz da educação uma ponte para sonhos, mostrando que o futuro pode ser maior do que eles imaginam”, afirmou.

O evento contou com a participação das Escolas Municipais Antônio Vaz da Silva (Recanto do Sol), E. Mz. Capitão Costa (Cruz), E. M. Dulcinda Jotta Mendes (São João), E. M. Francisco Paes de Carvalho (Boqueirão), E. M. Lucinda Franciscone de Medeiros (Porto do Carro) , E. M. Luiza Terra de Andrade (Campo Redondo), E. M. Profª Maria da Glória S. Motta (Praia Linda), E. M. Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-militar (Fluminense), E. Mz. Paineira (Balneário), E. Mz. Retiro, E. M. Vidal de Negreiros (Alecrim) e E. M. Vinhateiro.

O aluno Vitor Melo, da E. M. Vinhateiro, destacou a importância do projeto para os estudantes da rede municipal. “Para mim, é muito gratificante estar aqui. Eu estou me formando agora no 9º ano e ainda não sei o que eu quero no meu futuro. Ouvir de pessoas tão sábias, que já passaram pela situação que eu estou passando agora e já conseguiram suas carreiras profissionais, é muito importante. Estou aqui para aprender e, quem sabe no futuro, estar no lugar deles. Então, o projeto para mim é uma grande oportunidade, não só de aprender, mas também de levar para minha vida profissional”, pontuou. 

O projeto contou com a parceria da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros Militar (RJ), da Polícia Militar (RJ), Senai, Sesi, Firjan, além de entidades privadas. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui