O Núcleo Especial de Fiscalização de Saneamento da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca realizou mais uma operação noturna na quinta-feira (21/08), em São Pedro da Aldeia. A vistoria nos sistemas de esgotamento sanitário operados pela concessionária Prolagos busca monitorar o funcionamento das caixas de captação e estações elevatórias após as 18h, período em que há maior geração de esgoto domiciliar no município. Segundo relatório, não foram encontrados vazamentos ou irregularidades. A equipe municipal vistoriou o sistema de esgoto nos bairros Praia Linda, Jardim Arco-Íris, Campo Redondo, Baixo Grande, Ponta do Ambrósio, Porto do Carro e São João.

O fiscal ambiental do município, Guilherme Tavares de Mello, falou sobre o relatório de fiscalizações recentes. “Não foram encontrados vazamentos ou irregularidades, resultado condizente com as vistorias diurnas dos últimos dois meses. Isso indica uma aparente melhora nas rotinas preventivas da Prolagos e confirma que o trabalho da equipe deve continuar com a mesma intensidade”, declarou.


De acordo com a equipe municipal, as vistorias diurnas são realizadas diariamente, de forma preventiva. Já as ações noturnas acontecem a partir das 18h, período de maior fluxo de retorno dos moradores para casa, considerado um horário crítico para monitorar o funcionamento dos sistemas e verificar se a rede está suportando o aumento de esgoto.