Sucesso de público nesta quarta-feira (03/09), o programa Detran Presente levou uma grande estrutura, com cerca de 100 funcionários, para a Praça Hermógenes Freire da Costa, em São Pedro da Aldeia. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura, atendeu cerca de 700 pessoas, com mais de 200 agendamentos para o posto, e ofereceu diversos serviços essenciais à população como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e emplacamento de veículos, entre outros. O prefeito Fábio do Pastel e o presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Vinícius Farah, acompanharam de perto a ação. Com o objetivo de atender à demanda, o programa irá retornar ao município no dia 26 de setembro.


O prefeito Fábio do Pastel falou sobre a iniciativa. “Essa é uma ação muito importante, um trabalho que vocês estão fazendo por todo o Estado do Rio de Janeiro, e estou muito satisfeito com a estrutura que vocês trouxeram para São Pedro da Aldeia, todas essas pessoas trabalhando para facilitar a vida da nossa população. Estou mais feliz ainda pelo compromisso que o meu grande amigo Vinícius Farah está assumindo de voltar ainda esse mês”, comentou.

O presidente do Detran-RJ, Vinícius Farah, anunciou a nova data do evento na cidade. “É um prazer estar de volta na cidade e quero dizer que estamos aqui pela preocupação, cuidado e carinho do prefeito Fábio do Pastel com a população, que entendeu que tinha uma procura muito grande da população, que precisava ter acesso a esses documentos. É um grande pacote com todos os serviços oferecidos e a gente se surpreendeu, a procura foi maior do que a nossa expectativa. O prefeito, percebendo isso, nos pediu para voltar, e estou aqui garantindo o nosso retorno no dia 26 de setembro”, declarou.

Moradora do bairro Vinhateiro há 45 anos, Giovanna Macedo aprovou a iniciativa. “O atendimento deles é muito perfeito, são muito atenciosos, tiram qualquer dúvida. Eu vim procurar sobre o veículo e fui atendida em menos de 10 minutos, muito rápido. Estou saindo com a solução”, contou.



Além de disponibilizar o espaço para a realização do evento, a Prefeitura ofereceu apoio de segurança e ordenamento com a presença da Guarda Civil Municipal. Os participantes tiveram acesso a um ponto gratuito de hidratação fornecido pelo Detran-RJ, além de poderem participar de uma ação educativa sobre os perigos de dirigir sob o efeito de álcool.

Serão realizados os seguintes serviços:
A emissão gratuita da primeira via da CIN (é necessário que o cidadão apresente a certidão de nascimento ou casamento original e possua CPF. Sem a certidão, não será possível emitir o documento). O modelo atual da identidade segue válido até 2032.
Para serviços relacionados à Habilitação, como renovação ou segunda via da CNH, é necessário o pagamento prévio do Duda correspondente. O boleto deve ser emitido pelo Banco Bradesco e quitado até a véspera do atendimento. A mesma regra se aplica às vistorias e outros serviços relacionados a veículos.
Além dos atendimentos de documentação, os cidadãos poderão participar de ações educativas de trânsito promovidas pelo Detran-RJ e contar com serviços da Ouvidoria e do Protocolo para tratar de pendências, como devolução de taxas pagas, pedidos de perícia médica ou desistência de categoria na CNH.
Mais informações sobre documentos necessários e taxas podem ser consultadas no site oficial do Detran-RJ: www.detran.rj.gov.br.