Search

Alunos da E. M. Dulce Jotta de Souza participam de ciclo de palestras educativas da ESF São João

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) São João I, promoveu um ciclo de palestras educativas na Escola Municipal Dulce Jotta de Souza. As atividades, que integram o cronograma de ações do Programa Saúde na Escola (PSE), abordaram prevenção de doenças, saúde mental, alimentação saudável, vacinação, higiene pessoal, combate ao aedes aegypti e cuidados com a saúde bucal.

De acordo com a médica Thalita Rolleigh, o PSE facilita encaminhamentos e acompanhamento contínuo dos estudantes, contribuindo para melhor qualidade de vida, bem-estar e desempenho escolar. “Participar do programa permite promover saúde, prevenir doenças, detectar precocemente problemas clínicos e de desenvolvimento e orientar sobre alimentação, vacinação, higiene e prevenção de ISTs, além de fortalecer a integração entre saúde e educação. A presença da médica no PSE é uma estratégia essencial para ampliar o alcance da atenção primária, garantindo cuidado eficaz e integral às crianças e adolescentes da comunidade”, afirmou.

De forma lúdica, os profissionais utilizaram a dinâmica do “semáforo do toque”para orientar os alunos sobre cuidados com o próprio corpo. A programação contou com roda de conversa sobre saúde mental, conduzida pela assistente social Mirella Barreto Sampaio, que reforçou a importância do equilíbrio emocional no cotidiano escolar. “O PSE é uma oportunidade da equipe de saúde se aproximar da escola e compartilhar ações de prevenção a diversas questões de saúde, levando para dentro da escola temas importantes para o cuidado em relação à saúde das crianças”, comentou.

Na ocasião, foi feita a verificação vacinal dos alunos. “É fundamental que haja uma comunicação eficaz entre a enfermagem, a escola e a comunidade para garantir o sucesso do programa. A comunidade pode desempenhar um papel importante no PSE, apoiando as ações e participando das atividades. Além disso, a enfermagem pode se beneficiar do PSE, desenvolvendo habilidades em educação em saúde e promoção da saúde”, pontuou a enfermeira Alicia Martinez.

Acadêmicas da UNOPAR participaram do encontro com atividades educativas sobre alimentação saudável, destacando mudanças nos hábitos alimentares ao longo do tempo e seus impactos na saúde da população. Os agentes de combate a endemias reforçaram as orientações de prevenção contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Para encerrar o ciclo de palestras, o dentista da Unidade de Saúde da Flexeira, Leonan, orientou os participantes sobre saúde bucal, enfatizando a importância da higiene e da prevenção de doenças odontológicas.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui