A Escola Municipal José Teixeira Paulo, da rede de ensino de São Pedro da Aldeia, foi finalista do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza (EbN) 2025. A unidade se destacou com o projeto “Sementes da Serra de Sapiatiba – Cultivando Natureza e Cidadania”, que promove a conexão dos estudantes com o meio ambiente por meio de práticas pedagógicas ao ar livre e ações de valorização da biodiversidade local.
Inspirado nos princípios da educação ambiental e na valorização dos saberes comunitários, o projeto utiliza a Serra de Sapiatiba como referência para o desenvolvimento de atividades que envolvem cultivo de hortas, plantio de espécies nativas, oficinas ecológicas e ações de preservação. A iniciativa, que conta com a parceria da CCR Via Lagos, estimula, ainda, a formação cidadã ao envolver alunos, professores, famílias e a comunidade na construção de uma cultura escolar sustentável.
A secretária de Educação, Danielle Corrêa, destacou o feito da unidade. “Parabenizo a Escola José Teixeira Paulo por estar entre os finalistas do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza. Essa conquista mostra o compromisso da equipe escolar com uma educação inovadora e conectada à natureza. É motivo de orgulho para toda a rede municipal de São Pedro da Aldeia”, disse.
Como finalista do Prêmio EbN, a escola aldeense passa a integrar uma rede de instituições de ensino de todo o Brasil que buscam transformar os espaços escolares em ambientes mais verdes, acolhedores e integrados à natureza.

“O projeto inscrito, intitulado propõe uma ressignificação da escola como espaço de aprendizagem integral, por meio da criação de um ambiente naturalizado de aprendizagem. A proposta busca fortalecer os vínculos entre infância e natureza, despertando o protagonismo das crianças, o cuidado com o meio ambiente e o sentimento de pertencimento ao território”, disse a professora responsável pela iniciativa, Fernanda Beatriz de Carvalho.
Entre as 15 finalistas do prêmio, a escola de São Pedro da Aldeia se destacou como uma das duas unidades a representar o estado do Rio de Janeiro, ao lado de instituições de São Paulo, Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia. Embora os cinco projetos vencedores tenham sido de escolas de Paracambi (RJ), Lauro de Freitas (BA), Paulo Lopes (SC), Itararé (SP) e Corumbá (MS), a presença da escola aldeense entre as finalistas reforça a relevância do trabalho desenvolvido no município e o reconhecimento em nível nacional.
O Prêmio EbN é uma iniciativa nacional que reconhece práticas educativas que integram natureza, escuta ativa das crianças e participação comunitária, com o objetivo de inspirar mudanças positivas nos ambientes escolares e na formação dos alunos. A lista completa das escolas finalistas está disponível no site oficial do projeto, em https://www.escolasebn.com.br/nosso-caminho/noticias/finalistas-premio-ebn-2025-111916.