A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, realizou uma reunião para discutir o andamento das ações de limpeza dos sedimentos da orla da Lagoa de Araruama. O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Serviços Públicos, da concessionária Prolagos e do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, falou sobre o encontro. “O próximo passo será a apresentação do projeto de execução, em uma nova reunião, a ser conduzido pela empresa especializada. Será avaliada a viabilidade da Prolagos assumir parte dos custos, com a contrapartida da Prefeitura e do Comitê”, afirmou.
Durante a reunião, a Prolagos apresentou informações sobre o estudo de batimetria e análise do sedimento da lagoa, etapa fundamental para a elaboração do projeto executivo de dragagem. A partir desse diagnóstico técnico, será possível definir as intervenções necessárias para a recuperação ambiental da lagoa e a melhoria da qualidade da água.
Segundo o secretário adjunto de Pesca, Breno Bento dos Santos, o diálogo entre os órgãos é essencial para garantir o avanço da iniciativa. “Estamos construindo, em parceria, uma solução para a lagoa. A dragagem é uma medida importante para devolver vitalidade a esse patrimônio natural, que é fundamental para a atividade pesqueira e para toda a região”, destacou.
A ação contempla áreas críticas da lagoa, como o Camerum e o Mossoró, que apresentam acúmulo de lodo e demandam intervenção. Estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, e o chefe de Gabinete, Fernando Frauches.

