O mês de setembro foi voltado à conscientização e à luta em favor da saúde mental em São Pedro da Aldeia. Promovendo a campanha “Setembro Amarelo”, a Secretaria Municipal de Educação lançou o projeto “Todos Pela Vida – O Que Você Sente Importa”. A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria de Educação Preventiva, em parceria com a Coordenadoria de Orientação Educacional e unidades escolares, contemplou toda a rede municipal de ensino e envolveu palestras, rodas de conversa, dramatizações e vídeos, entre outras atividades.
A secretária de Educação, Danielle Corrêa, destacou a importância do projeto para o município. “Como secretária, expresso meu orgulho pelas ações realizadas nas escolas durante a campanha Setembro Amarelo. Destacamos a importância da saúde mental, do acolhimento e da escuta ativa, com atividades que envolveram toda a comunidade escolar. Reforço que, mesmo após o fim da campanha, nosso compromisso com a valorização da vida continua firme”, declarou.




Para a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, as ações permitem aos profissionais da rede municipal a promoção de um ambiente escolar mais humanitário. “Durante todo esse mês reforçamos juntos às nossas escolas a importância da valorização da vida, promovendo atividades e ações voltadas para a importância de cuidar das nossas emoções, do acolhimento, do diálogo e do amor ao próximo, construindo um ambiente escolar mais humano, afetivo e consciente”, afirmou.
A campanha foi finalizada na terça-feira (30/09), com uma caminhada em prol da valorização da vida feita pelos alunos da E. Mz. Manoel Moraes da Silva, do bairro Campo Redondo. Os alunos percorreram as ruas do bairro com cartazes e materiais de apoio à causa, além de cantarem músicas de acordo com a temática.




A diretora da unidade, Jaqueline Rodrigues, destacou que a escola realizou um trabalho voltado para a valorização da vida e a conscientização sobre a importância do cuidado com as emoções e com o próximo. “Ao longo das atividades, nossos alunos foram incentivados a refletir sobre a empatia, a solidariedade, a amizade e o respeito consigo mesmos e com os outros. Encerramos o projeto com a ‘Caminhada pela Vida’, realizada em frente à escola. Este gesto simbólico representou a união de todos em prol da mensagem de que a vida é o nosso maior bem e deve ser sempre cuidada e valorizada”, pontuou.


A coordenadora de Orientação Educacional, Rute Orrac, também falou sobre a iniciativa. “O Setembro Amarelo é o mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio. Durante esse período, diversas ações são realizadas para promover diálogo e conscientização. Palestras, rodas de conversa e atividades educativas ajudam a levar informação a todos. A campanha reforça a importância do acolhimento e da escuta atenta. Mais do que um símbolo, o amarelo representa cuidado, apoio e esperança”, disse.