A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai participar da Estratégia Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos. A mobilização começa nesta segunda-feira (06/10), em todas as unidades de saúde do município, e segue até 31 de outubro. O Dia D de Mobilização Social está marcado para o sábado, 18 de outubro.
Durante o período da estratégia, as equipes de saúde estarão mobilizadas com diversas ações, como divulgação e conscientização nas comunidades, atividades educativas em saúde e vacinação em escolas e locais de grande circulação de pessoas. Também haverá busca ativa de crianças e adolescentes com esquema vacinal incompleto, oferta da vacina durante atendimentos de rotina nas unidades e vacinação extramuros em pontos estratégicos. As ações serão reforçadas em áreas de difícil acesso.
A secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, reforça a importância da participação das famílias, lembrando que a caderneta de vacinação deve ser apresentada no ato da imunização. “Manter a caderneta em dia é fundamental para a saúde das nossas crianças e adolescentes. A vacinação é um ato de cuidado e proteção coletiva”, destacou.
O objetivo da campanha é ampliar as coberturas vacinais e garantir a proteção integral da população infantojuvenil, oferecendo a oportunidade de atualizar vacinas em atraso de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
No Dia D de Mobilização, que acontecerá no dia 18 de outubro, todas as unidades de saúde do município estarão abertas para atendimento das 8h às 17h. As exceções serão as unidades ESF Parque Arruda, ESF Recanto das Orquídeas, UBS Retiro, UBS Cruz e UBS Três Vendas, que funcionarão das 8h às 13h.