A 5ª Conferência Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia reuniu artistas e agentes culturais da cidade para debater o tema “Democracia e Direito à Cultura: aprofundando as discussões”. Realizado nos dias 29 e 30 de setembro, o evento contou com ampla participação popular para debater propostas e eleger os representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) para o biênio 2025-2027.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a conferência reafirmou o compromisso da gestão com a participação social e a construção coletiva. “A conferência é um marco para a nossa cidade, porque reúne diferentes vozes em torno de um objetivo comum. O município, por meio da Secretaria, vai trabalhar lado a lado com o Conselho Municipal de Política Cultural para fortalecer a cultura aldeense e garantir que ela seja cada vez mais democrática e representativa”, destacou.

A abertura teve como destaque a palestra da agente cultural e integrante do Comitê de Cultura da Região dos Lagos, Anilia Francisca, que ressaltou a importância das políticas culturais. No mesmo dia, foi feita a leitura, alterações e aprovação do Regimento Interno, contando com sugestões do público presente.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, a conferência foi um espaço democrático de escuta e deliberação, em conformidade com o Decreto Municipal nº 088/2025. A Comissão Organizadora foi formada de maneira paritária por membros da sociedade civil e do poder público, conforme estabelece a Portaria nº 04/SEMUC, publicada em 15 de julho.



Eleição do Conselho Municipal de Política Cultural – A eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) foi realizada no segundo dia da programação, 30 de setembro. O processo foi conduzido pela Comissão Organizadora de maneira democrática e transparente em todas as etapas. Antes da votação secreta, os candidatos às nove cadeiras da sociedade civil foram convidados a se apresentar no palco.
A apuração dos votos foi acompanhada pelos candidatos de cada segmento, que supervisionaram a contagem cédula por cédula e assinaram em reconhecimento à lisura do processo. A proclamação dos eleitos foi feita pelo diretor administrativo da Secretaria de Cultura e integrante da Comissão Organizadora, Augusto César Azevedo, logo após a contagem das nove urnas. Todo o processo eleitoral contou com a presença de fiscais observadores da sociedade civil e da gestão pública.
A nova composição do conselho amplia a representatividade cultural do município, contemplando diferentes segmentos artísticos e expressões culturais, incluindo cultura indígena, afro-brasileira, quilombola e LGBTQIA+. A renovação das cadeiras fortalece a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.



Entre os integrantes da Comissão Organizadora presentes na Conferência estiveram a coordenadora de Políticas Culturais, Marlene Gouveia; o diretor administrativo da Cultura, Augusto César Azevedo; e a diretora municipal de Cultura, Giselle Ruiz Lima, representantes do poder público. Também participaram o vereador Paulo Santana, representante da Câmara Municipal, e os representantes da sociedade civil Adriano Marcel de Andrade e Lohayne Emanuelle, ligados ao Movimento Cultural, a artistas independentes e ao Mapeamento Cultural da cidade.
O próximo passo será a nomeação dos conselheiros eleitos por meio de decreto do prefeito Fábio do Pastel, incluindo os representantes da sociedade civil e os indicados pelo Governo Municipal.
Confira os representantes da sociedade civil eleitos para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Pedro da Aldeia:
* Artes Cênicas – Teatro, Circo, Dança e Performance
Nubia Gabrieli Lisboa Coelho (titular) e Adriana Amarante Evangelista (suplente)
* Música
Alex Sandro Cunha de Aguiar Lima (titular) e Diogo Gonçalves (suplente)
* Literatura
Jonas de Souza Cádimo (titular) e Rogério Veiga da Silva Junior (suplente)
* Artesanato e Saberes Populares
Rita de Cássia Bittencourt Valadares (titular) e Rosângela Guimarães Ribeiro (suplente)
* Audiovisual, Artes Visuais e Cultura Digital
Nelson Yabeta Guimarães Domingues (titular); suplência vaga
* Patrimônio Material e Imaterial
Almir Bordoni dos Santos (titular) e Joyce Kleia da Costa Laranjeira Freires (suplente)
* Cultura Indígena e Afro-Brasileira
Elson da Silva Carvalho (titular) e Yasmin Rianny Ribeiro Villaça Pinheiro (suplente)
* Quilombola
Roberto dos Santos (titular); suplência vaga
* Cultura LGBTQIA+ e Culturas Inclusivas
Allan Lobato Paiva (titular) e Elson Silva de Santana (suplente).