Os micro e pequenos empreendedores de São Pedro da Aldeia tiveram a oportunidade de participar de um workshop gratuito sobre compras públicas nesta sexta-feira (03/10). O curso foi promovido pela Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor da Secretaria de Fazenda, em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas (ACIASPA/CDL). O evento teve como objetivo orientar micro e pequenos empreendedores sobre como participar do mercado de compras governamentais.
O curso apresentou, de forma prática, os principais caminhos para que empresários locais possam fornecer produtos e serviços à Administração Pública. Durante o encontro, foram abordadas plataformas e programas de incentivo, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que permite o consumo local a partir de recursos recebidos por escolas, e o Contrata+Brasil, voltado para a contratação de serviços de manutenção e pequenos reparos, entre outros.

A responsável pela Sala do Empreendedor, Mariana Cunha, destacou a relevância da Prefeitura estar lado a lado com os empreendedores do município, oferecendo apoio, orientação e oportunidades para o crescimento dos negócios locais. “A realização deste workshop mostra que a Sala do Empreendedor é um ponto de referência também para preparar os empresários a aproveitar as chances de fornecer para a Administração Pública. Queremos que cada micro e pequeno empreendedor da nossa cidade saiba que pode contar conosco para trilhar esse caminho”, apontou.

De acordo com o consultor da gerência de políticas públicas do Sebrae, Lucas Guimarães, o workshop abriu portas para que os empreendedores conheçam oportunidades e se preparem para fornecer ao setor público. “A ideia é mostrar para eles esse trilho que podem seguir, por onde buscar as primeiras oportunidades e quais são as formas de fornecer. Também destacamos o tratamento diferenciado que as micro e pequenas empresas têm nos processos de contratação e o papel da Sala do Empreendedor como ponto de referência não só para abertura e manutenção da regularidade das empresas, mas também para buscar oportunidades e orientações sobre como se relacionar com o município”, explicou.
Para os empresários, a capacitação foi vista como uma oportunidade de ampliar horizontes. Danielle Andrade, que atua no ramo de fotografia, informática e sublimação há cinco anos no município, destacou a importância do encontro. “É muito importante abrir novos horizontes e conhecer as técnicas desse processo. A Administração Pública sempre está demandando e essa é uma forma de colocar o nosso produto no mercado”, contou.

