Pesquisar

Teatro Municipal recebe concerto da Banda Sinfônica do CBMERJ com participação da Orquestra Sons da Aldeia

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa foi palco de uma noite memorável em São Pedro da Aldeia. A apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) encantou o público com um repertório repleto de emoção, técnica e versatilidade. Sob a regência do Major Franquimar Francisco Fernandes e do 1º Tenente Diego Abreu dos Santos, o concerto contou com a abertura da Orquestra Sons da Aldeia, projeto pioneiro da Secretaria de Cultura que reúne jovens músicos aldeenses. O evento, promovido pela Prefeitura, foi marcado por aplausos entusiasmados do início ao fim.

A Orquestra Sons da Aldeia abriu a noite com uma seleção de músicas conhecidas que animaram o público e mostraram a evolução dos alunos do projeto. Sob a regência do maestro Jorge Rafael Goés, o grupo interpretou Blinding Lights (The Weeknd), As Rosas Não Falam (Cartola), com solo de Vitor Hugo, e encerrou sua participação em clima de celebração com Whisky à Go-Go (Roupa Nova). A cantora Vivia Máris foi um dos destaques da apresentação, com performances marcantes das canções Bem Que Se Quis e Como Nossos Pais.

Fotos: Carolina Barreto e Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA

Em seguida, a Banda Sinfônica do CBMERJ apresentou um repertório variado, com peças sinfônicas e populares. A primeira parte do concerto incluiu obras como First Suite for Symphonic Band (Gustav Holst), Terna Saudade (do fundador da Banda do CBMERJ), Viva Música! (Alfred Reed) e O Guarani (Carlos Gomes). Na sequência, o grupo executou versões de sucessos conhecidos do público, entre eles Um Mundo Ideal (A Whole New World), Evidências (Chitãozinho & Xororó), Uptown Funk (Mark Ronson), Final Feliz (Jorge Vercillo), Do Seu Lado (Jota Quest), Aquarela do Brasil (Ary Barroso) e um pot-pourri de Tim Maia, que levantou o público. A apresentação foi encerrada com um “bis” de Uptown Funk, a pedido da plateia.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou o orgulho em receber a corporação no Teatro Municipal e o sentimento de realização ao ver a evolução dos jovens da Orquestra Sons da Aldeia. “Agradeço ao CBMERJ por aceitar o convite e proporcionar um espetáculo tão grandioso. Ver a Orquestra Sons da Aldeia se apresentar é sempre motivo de orgulho, porque acompanhamos o crescimento desses jovens e vemos como a arte transforma. Ter os dois grupos dividindo o mesmo palco mostra a força da nossa cultura e o resultado de um trabalho que tem sido feito com muito empenho. Agradeço também ao prefeito Fábio do Pastel, que sempre nos apoia para que possamos realizar eventos como este”, afirmou.

A diretora do Centro Histórico e Cultural do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel Anna Carolina Faria Pereira, elogiou o trabalho cultural desenvolvido em São Pedro da Aldeia. “Levar a música do CBMERJ a diferentes cidades é levar também um pouco da alma dos bombeiros, que se expressa não apenas no ato de salvar vidas, mas também na arte que emociona e transforma. Em nome do Coronel Tarciso, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, quero enaltecer o trabalho da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que tem investido de forma tão bonita em projetos culturais e sociais, especialmente com crianças e jovens. Que essa parceria seja o início de muitas outras ações conjuntas em que arte, educação e cidadania caminhem lado a lado”, destacou.

Moradores que acompanharam o evento elogiaram a iniciativa. Para Rosemere Fonseca Ventura, moradora do Centro, a apresentação reforça o valor da cultura local. “Achei maravilhoso. Fico sempre atenta às apresentações da Orquestra Sons da Aldeia, que é um projeto muito bonito e, desta vez, ainda assisti à Banda Sinfônica do CBMERJ, que deu um verdadeiro show. Espero que tenham outros eventos como esse”, disse.

Para Alessandro da Cruz, morador do bairro Estação, o concerto foi uma agradável surpresa. “Não imaginava que músicas como as da Marisa Monte e sucessos do pop internacional pudessem ser tocadas por uma orquestra ou banda. Foi uma grata surpresa para iniciar o mês de novembro. Gostei de todas as apresentações, especialmente as participações especiais”, contou.

O maestro Jorge Rafael Goés aproveitou a ocasião para anunciar o próximo concerto da Orquestra Sons da Aldeia, intitulado “Da Batuta ao Batuque”, que acontecerá no dia 27 de novembro, às 20h, na Casa do Artesão (Praça Hermógenes Freire da Costa).

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui