São Pedro da Aldeia reforça mais uma vez o papel estratégico e econômico da Região dos Lagos. Nesta segunda-feira (03/11), foi realizada a Caravana do Empreendedorismo RJ, no auditório da Firjan SENAI SESI. A iniciativa, que contou com o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura, Abastecimento e Trabalho e de Desenvolvimento Econômico, foi realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Ações Comunitárias e Empreendedorismo.
Com uma plateia composta majoritariamente por empreendedoras, a Caravana do Empreendedorismo RJ tem como objetivo apresentar um panorama abrangente sobre o cenário do empreendedorismo no estado. O programa é estruturado em quatro eixos principais: formação e qualificação empreendedora; políticas públicas para o empreendedorismo e participação social; fomento ao empreendedorismo e dados e mapeamento.




Representando o prefeito Fábio do Pastel, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, falou sobre a iniciativa. “Essa é uma reunião muito importante, pois estamos dentro da Firjan, que qualifica a mão de obra aldeense e de outros municípios. Algo que a maior parte dos empreendedores questiona, que é a falta de qualificação. Mas com os cursos da Firjan e Sebrae há um mercado de trabalho mais fortalecido e com qualificação técnica. Nisso, ajuda os empreendedores e empresários a fortalecer a mão de obra. Então é muito importante esse networking com o Estado, com os empresários e com o terceiro setor”, destacou.
A chefe de divisão da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Vanusa Arruda, foi a mestre de cerimônias e cumprimentou o público presente, representando o secretário Thiago Ribeiro. “Nós lutamos para trazer a Caravana para cá, pois sempre queremos fazer o melhor para o município e os moradores. Tudo o que pudermos trazer para São Pedro da Aldeia, em busca de conhecimento, abrir portas e caminhos, é válido. Fico feliz de ver que tem muitas mulheres aqui e em vê-las conquistarem esses espaços. Agradeço a todos que estão aqui presentes”, declarou.



Para mapear o cenário do empreendedorismo local, foi disponibilizado um questionário on-line voltado exclusivamente para São Pedro da Aldeia. Durante o evento, algumas das principais demandas apontadas pelos participantes foram a oferta de capacitações voltadas ao público acima de 50 anos, cursos de gestão para negócios sociais e maior suporte aos empreendedores do setor da saúde.
A subsecretária estadual de Ações Comunitárias e Empreendedorismo, Karol Mendes, foi a responsável por coordenar o momento de perguntas. Em seu discurso de abertura, ela destacou que o relatório produzido pelas ações da reunião será parte da construção do Plano Estadual de Empreendedorismo, documento estratégico que orientará políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor em todo o estado.
A fonoaudióloga Magda Dias Lopes participou do evento e aprovou a experiência. “Este é um evento de tamanha relevância, ainda mais em uma cidade que deixou de ser ponto de encontro de uns vinte anos para cá. Este evento é um excelente primeiro passo”, disse.
Também estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jean Pierre Borges, o coordenador de Educação Profissional da Firjan, Luiz Cláudio da Silva Júnior, representando a Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola (ACIASPA CDL), Cíntia Meirelles, o analista e gestor de projetos do Sebrae Regional Lagos, Ronald da Silva Silveira, o presidente da Associação de Empresas do Polo de Distribuidores “Gilson Pessoa Brandão” de São Pedro da Aldeia, Carlos Roberto Lima, e o representante da AgeRio, Bruno Bravo.
