Representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de São Pedro da Aldeia participaram da cerimônia de formatura do “Programa Capacit Mulher 2025”. O evento do Governo do Estado do Rio de Janeiro foi realizado na terça-feira (11/11), no Palácio Guanabara. O programa é voltado às gestoras e técnicas municipais de políticas para mulheres.

A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana Oliveira, destacou a importância de ter integrado o programa. “O ‘Capacit Mulher’ foi uma excelente oportunidade para nos qualificar, além do objetivo de empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo capacitação profissional e apoio para o mercado de trabalho. É uma iniciativa que promove a igualdade de gênero e a inclusão social e econômica das participantes”, apontou.

Para a professora e coordenadora acadêmica do “Capacit Mulher”, Sandra Regina F. S. Morgado de Gois, o impacto do programa na vida das pessoas é um resultado gratificante do trabalho. “Para nós, enquanto instituição, transformar vidas a partir da educação é o que a gente sonha fazer o tempo todo. Só que aqui foi diferente, a gente fez uma qualificação para pessoas que já são formadas. E o impacto social desse projeto está apontando para nós, enquanto instituição, pois em cada um dos municípios vai ter um projeto implementado pelas alunas, o que vai gerar mudanças em milhares de vidas. Não tenho palavras para mensurar o que isso significa para nós”, reforçou.
Prestigiaram a cerimônia, o governador Cláudio Castro e a secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar. Também participaram da formatura, representantes da equipe técnica do CEAM Daiana Borges. Entre elas, a assistente social Márcia Dasmaceno, a advogada Nathalia Oliveira, e as pedagogas Carolina Fernandes dos Santos e Daniele Coriolano.

“Capacit Mulher 2025”
O “Programa Capacit Mulher 2025” formou, ao todo, 345 gestoras e técnicas municipais de políticas para mulheres, de 70 municípios de todas as regiões do estado. O curso capacita tecnicamente as equipes que implementam programas e ações em prol das mulheres.
