A Patrulha Maria da Penha se tornou um símbolo de proteção e acolhimento para as mulheres de São Pedro da Aldeia, oferecendo segurança, acompanhamento e a oportunidade real de recomeçar. Em três anos de atuação, o grupamento da Guarda Civil Municipal já prestou mais de três mil atendimentos e se consolidou como um apoio essencial para vítimas de violência. Para marcar a data, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública vai realizar um evento gratuito aberto à população na terça-feira (25/11), às 9h, no espaço Don Leal Eventos, na Av. Getúlio Vargas, nº 299, no Centro (próximo à Capela Municipal).
O evento contará com a participação de autoridades da área de segurança pública e terá, ainda, sorteios de brindes para os participantes. A promotora de Justiça, Renata Melo, apresentará a palestra “Avanços Legislativos no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, trazendo um panorama atualizado das políticas de proteção.
O coordenador do programa SerH, do Governo do Estado, Paulo Sarcon, abordará o tema “Transformação com Presença: caminhos para engajar homens no enfrentamento às violências contra as mulheres”, reforçando a importância do envolvimento masculino na prevenção.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha de São Pedro da Aldeia, GCM Rosana Andrade, também participará da programação com a palestra “Dados que Falam, Histórias que Transformam: o impacto da Patrulha Maria da Penha na vida das mulheres”, destacando resultados e experiências locais.
Além disso, o coordenador de Monitoração Eletrônica da SEAP-RJ, Nilton Machado Junior, vai explicar o funcionamento das tornozeleiras eletrônicas e esclarecer dúvidas do público sobre a ferramenta de proteção. E a psicóloga Monica Ribeiro vai trazer uma palestra motivacional reflexiva sobre transformação.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, destaca a importância de trazer temas relevantes envolvendo a proteção às mulheres no município. “É com muita alegria que comemoramos o 3⁰ aniversário da Patrulha. Conscientizar a população com temas tão relevantes é fundamental. Nosso compromisso é levar proteção e a chance de recomeço para quem está em situação de violência”, apontou o secretário.
