Os municípios do entorno da Lagoa de Araruama participaram, nesta quarta-feira (19/11), de um encontro com a Capitania dos Portos, representada pelo delegado Bruno Mendes de Arruda, para alinhar o termo de cooperação técnica que reforça a fiscalização de ordenamento lagunar. O encontro reuniu os secretários regionais para definir ações conjuntas no monitoramento de lanchas, jet skis e demais embarcações durante a alta temporada.
Segundo o secretário adjunto de Pesca de São Pedro da Aldeia, Breno dos Santos, a medida fortalece tanto a organização na lagoa quanto a segurança dos banhistas. “Essa parceria é de grande importância. Além do ordenamento, tem a segurança ao cidadão praiano, e acaba coibindo os acidentes locais com essas embarcações”, comentou.
A integração busca preparar as equipes para o aumento no movimento de embarcações característico do verão e dos feriados prolongados. O trabalho conjunto entre as Prefeituras e a Capitania dos Portos já ocorreu no último ano e volta a ser reforçado.
Breno Santos ressaltou que o apoio das Guardas Ambientais não municipais, embarcações e viaturas amplia a capacidade de fiscalização ao longo das praias e da lagoa. “Ano passado, nós já fizemos essa parceria com a Capitania, na fiscalização nas orlas de nossas praias, e eles contam sempre com a nossa embarcação, com a viatura que a gente empresta. Esse ano não vai ser diferente, então a gente também vai ajudar com a parte da fiscalização com guardas”, ressaltou o secretário adjunto aldeense.
A programação para o verão inclui ações preventivas, visitas técnicas, monitoramento contínuo e suporte operacional para reduzir riscos e promover navegação responsável em toda a região lagunar.
