A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia, por meio do Departamento de Direitos Humanos, promoveu uma oficina de bordado no CRAS Catarina Machado da Silva Borges, no bairro Alecrim. A atividade integra o projeto Bordado Solidário, desenvolvido pelas artesãs Rita Bittencourt, Rosângela Guimarães e Anna Lúcia da Silva na Casa do Artesão aldeense.
De acordo com a coordenadora das pastas LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, Lorrany Gastanes, a oficina proporcionou momentos de construção coletiva para as participantes e equipe técnica. “O encontro foi extremamente proveitoso, proporcionando momentos de troca, aprendizado e valorização do trabalho manual. A oficina não apenas estimulou a criatividade das participantes, como também fortaleceu o sentimento de pertencimento, autonomia e cuidado coletivo que são elementos fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das usuárias dos serviços”, comentou.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria em promover o sentimento de pertencimento entre os usuários dos equipamentos socioassistenciais, fortalecendo vínculos e estimulando a participação comunitária. A oficina do projeto Bordado Solidário será realizada em todos os Centros de Referência de Assistência Social do município nos anos de 2025 e 2026.
