Pesquisar

Escola de Artes Municipal apresenta “O Auto da Compadecida” nos dias 03, 04 e 05 de dezembro

A Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes apresenta, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, às 19h, o espetáculo de final de ano “O Auto da Compadecida”, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. Mais de 450 alunos terão a oportunidade de demonstrar seus talentos artísticos durante as três noites de apresentação, que marcam o encerramento do ano letivo de 2025. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 18h, conforme a disponibilidade de lugares (sujeito à lotação).

De acordo com a diretora interina da Escola de Artes Municipal, Giselle Ruiz Lima, a apresentação integra o projeto pedagógico anual da Escola e marca o resultado coletivo das práticas vivenciadas pelos alunos. “O espetáculo de final de ano é a síntese de tudo o que os alunos vivenciam nas oficinas: criação, ensaio, experimentação e construção coletiva. É quando eles transformam o aprendizado em arte e compartilham com a comunidade o resultado desse percurso tão rico e significativo”, destacou.

O processo de preparação para o espetáculo da Escola de Artes tem sido contínuo com os intrutores

Fotos: Anna Fernanda Corrêa/SEMUC PMSPA

A escolha de “O Auto da Compadecida” como tema surgiu a partir de pesquisas internas realizadas pela equipe pedagógica. Em 2025, a obra completa 70 anos, reforçando o desejo da Escola de homenagear um marco da cultura brasileira. Será uma forma de valorizar as expressões populares nordestinas em conjunto com elementos da arte erudita. Essa mistura estará presente em toda a montagem, desde o cenário, a paleta de cores, as músicas e a abordagem humorística e poética que faz parte da essência da obra.

O espetáculo reúne todas as oficinas da Escola de Artes Municipal, cada uma contribuindo com sua linguagem própria. As turmas de desenho e pintura estão confeccionando os painéis do cenário; as oficinas de dança elaboraram coreografias inspiradas na estética e nos ritmos nordestinos; as turmas de música estão desenvolvendo arranjos que dialogam com a cultura popular; e as oficinas de teatro estão conduzindo a adaptação dramatúrgica e a interpretação dos personagens.

O processo de preparação foi contínuo ao longo do ano, envolvendo aulas regulares, jogos teatrais, improvisações, experimentações musicais e corporais, apresentações da temática, audições internas para a definição dos elencos, adaptação do roteiro e ensaios específicos.

De acordo com a coordenadora da Cia de Teatro Municipal e instrutora da oficina de teatro, Anna Fernanda Corrêa, a apresentação integra o projeto pedagógico anual da Escola e representa a culminância das práticas vivenciadas pelos alunos. “Quando os alunos sobem ao palco, eles desenvolvem autonomia, responsabilidade coletiva, foco e sensibilidade artística. É uma experiência que fortalece a confiança e amplia o repertório cultural, especialmente ao entrar em contato com uma obra tão significativa para a identidade brasileira”, afirmou.

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 555, no bairro Nova São Pedro.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui