A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Poço Fundo, em São Pedro da Aldeia, recebeu mais uma edição do Projeto Mente Ativa, iniciativa da Atenção Primária à Saúde (APS). O projeto tem como objetivo fortalecer o cuidado integral da população idosa, oferecendo atividades que promovem saúde, bem-estar e qualidade de vida para os moradores atendidos pela unidade.
O encontro reuniu idosos atendidos pela UBS em uma tarde de atividades terapêuticas e dinâmicas voltadas ao estímulo da autonomia, da autoestima, da equidade e da integralidade do cuidado. Os participantes puderam aproveitar oficinas de artesanato, arteterapia, musicoterapia e atividade física orientada.
Além da programação regular do projeto, a edição contou com uma ação especial em alusão ao Novembro Azul, período dedicado à conscientização sobre a saúde do homem. Durante o encontro, foram reforçadas informações sobre prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de próstata, pênis e testículos. A médica da unidade, Patrícia Lima, realizou orientações individuais e encaminhamentos para acompanhamento quando necessário.



Participaram da ação os profissionais da UBS Poço Fundo, sendo a enfermeira Verônica de Oliveira, a médica Patrícia Lima, a técnica de enfermagem Poliana Pinheiro, a artesã Érika Rodrigues e a professora de Educação Física da Coordenação de Saúde do Trabalhador, Daniele de Souza. Também estiveram presentes as representantes da APS, Flávia Fidelis, Daiana Medeiros e Vanderlúcia Santos, além da coordenadora da Pessoa Idosa e da Saúde do Homem, Fernanda Rocha Feio de Carvalho.
