A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma atividade prática com estudantes do 4º período da Faculdade de Medicina Unilagos, da disciplina “Saúde das Comunidades Vulneráveis Locorregionais”. A aula reuniu 82 alunos na E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira (Botafogo) e foi conduzida pela professora Dra. Carolina Gomes Pinho de Almeida, com apoio da Atenção Primária à Saúde.
O objetivo da disciplina é aproximar a formação médica das realidades sociais, culturais e territoriais que impactam diretamente o processo de saúde, permitindo compreender como determinantes sociais, políticas públicas, cultura e território influenciam o cuidado e a qualidade de vida.
A secretária adjunta de Atenção Primária, Jaqueline Tinoco, falou sobre a iniciativa. “Ações desse tipo fortalecem os laços do cuidado e reafirmam o compromisso com a equidade, a integração e a continuidade das ações de saúde no território”, comentou.
A atividade na unidade escolar localizada no Quilombo Botafogo/Caveira contou com a presença do líder comunitário Roberto dos Santos. A vivência possibilitou aos alunos conhecer de perto a história local, as vulnerabilidades enfrentadas e, principalmente, as potencialidades da comunidade.


“Experiências como esta ampliam a sensibilidade clínica e social dos futuros profissionais de saúde, fortalecendo o compromisso com a justiça social, os direitos humanos e o cuidado centrado nas pessoas e nos territórios”, destacou a professora Dra. Carolina Gomes Pinho de Almeida.
Certificado pela Fundação Cultural Palmares, o Quilombo Caveira é herdeiro da antiga Fazenda Campos Novos e se destaca pela forte organização comunitária, práticas tradicionais, escola quilombola própria e demandas específicas relacionadas à saúde, educação e proteção territorial.
Participaram da ação a secretária de Educação, Danielle Corrêa, a secretária adjunta de Atenção Primária, Jaqueline Tinoco, a coordenadora generalista, Fernanda Rocha Feio de Carvalho, a ponto focal Daiana Medeiros, e a responsável pelo Programa Bolsa Família, Flávia Medeiros.
