A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia adotou uma importante estratégia para fortalecer a participação do homem no cuidado familiar: o “Pré-Natal do Parceiro”. A iniciativa é desenvolvida pela Coordenação de Saúde do Homem, da Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Coordenação Estadual e o Ministério da Saúde.
O programa está disponível em todas as unidades de saúde (ESF e UBS) do município. As cadernetas específicas para acompanhamento masculino já foram distribuídas aos territórios. Para participar, basta que o parceiro da gestante procure a unidade com o cartão do SUS, sem necessidade de agendamento prévio.
Durante o atendimento, o homem tem acesso a exames de rotina, avaliação odontológica, testes para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atualização da carteira vacinal e orientações sobre o cuidado com a gestante e o bebê. Além de incentivar a presença ativa do pai nesse momento especial, o programa também ajuda a identificar e prevenir possíveis problemas de saúde do próprio homem.
A coordenadora de Saúde do Homem, Fernanda Rocha Feio de Carvalho, falou sobre a iniciativa. “O ‘Pré-Natal do Parceiro’ é uma estratégia de saúde pública que inclui o homem na gestação, no parto e no cuidado com o recém-nascido, reforçando vínculos familiares e ampliando a promoção da saúde. A mensagem é clara. Homem também se cuida e cuidar da saúde também é coisa de homem”, destacou.
