Pesquisar

Moradores do bairro Botafogo participam de oficina gratuita de compostagem

Parceria entre a Prefeitura, o Programa Limpa Rio Comunidade e a Associação de Moradores leva ação ambiental ao território quilombola

Os moradores do bairro Botafogo participaram, nesta sexta-feira (12/12), de uma oficina gratuita de compostagem em São Pedro da Aldeia. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura, em parceria com o Programa Limpa Rio Comunidade, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e contou com o apoio da Associação de Moradores do bairro e da liderança local da comunidade quilombola. A ação integrou moradores, promoveu conhecimento técnico e incentivou práticas sustentáveis no território.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, apontou que a atividade foi planejada especialmente para atender às necessidades da população local. “Muitas famílias do bairro têm sua principal fonte de renda na produção agrícola, com isso, técnicas de manejo do solo são extremamente úteis. Até mesmo para quem deseja criar uma composteira pequena, apenas com os resíduos do dia a dia, o impacto ambiental positivo é imenso”, comentou.

Moradora do bairro há 40 anos, Elisa Vieira destacou a importância da oficina e do incentivo da Prefeitura para ampliar o acesso a práticas de plantio e cuidados com a terra. “Essa oportunidade é tudo, a gente sempre está aprendendo. Faz toda a diferença para o planeta e para o nosso bairro também. É o que eu passo sempre para o meu neto, a importância de mexer com a terra e de cuidar das plantas”, contou. 

A oficina foi ministrada pelo técnico agropecuário Leandro Lima, que apresentou orientações básicas de nutrição, assim como técnica de branqueamento para manter os nutrientes de cada alimento. Durante a atividade, os participantes aprenderam a montar uma composteira caseira, utilizando materiais simples e de baixo custo. A iniciativa ensinou dois tipos de adubo, com e sem entrada de ar, e reforçou que não devem ser utilizados embutidos, extrato de tomate, leite de caixa e excesso de cítricos no processo. Também foi destacado que, quando feita corretamente, a composteira não gera mau cheiro nem atrai insetos.

A proposta da ação foi apresentar métodos acessíveis de transformar resíduos orgânicos em adubo, fortalecendo a agricultura local, incentivando práticas sustentáveis e ampliando a educação ambiental no território. Ao final da oficina, os participantes puderam levar mudas para casa, distribuídas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho. Dentre as opções estavam bromélias, maracujá, ipê-branco, graviola e acerola, entre outros.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui