Pesquisar

São Pedro da Aldeia disponibiliza vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes

Doses estão disponíveis nos postos para grávidas a partir da 28ª semana de gestação

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). As doses já estão disponíveis nas unidades de saúde do município para mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação. Para receber a dose do imunizante, basta comparecer ao posto de saúde mais próximo da residência e apresentar o cartão da gestante. A vacinação é realizada em dose única.

O VSR é uma das principais causas de infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, especialmente em bebês. Altamente contagioso, o vírus se espalha por secreções respiratórias e pode causar desde sintomas leves até quadros que exigem hospitalização.

Com o objetivo de reduzir complicações e internações, a vacinação contra o VSR passou a integrar as estratégias de prevenção no Brasil. A imunização estimula o sistema imunológico a reconhecer o vírus, diminuindo significativamente o risco de formas graves da doença.

A vacina é recomendada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, protegendo o bebê nos primeiros meses de vida por meio da transferência de anticorpos maternos. O imunizante pode ser aplicado durante todo o ano, mesmo em mulheres que já tomaram a dose em uma gravidez anterior.

“A vacinação é uma medida eficaz de proteção da saúde, então orientamos a população a procurar as unidades de saúde para obter informações e seguir as recomendações de imunização”, pontuou a diretora de Vigilância em Saúde, Tatiana Leal.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui