Os pescadores artesanais de São Pedro da Aldeia que ainda não conseguiram atualizar o Cadastro Único, do Governo Federal, têm mais uma oportunidade. Nesta sexta-feira (23/01), será realizado o último dia de ação descentralizada para os profissionais da pesca estarem em dia com o cadastro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca e conta com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde. Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria Adjunta de Pesca, das 9h às 15h.
Podem participar tanto os pescadores artesanais que estão com o cadastro desatualizado, quanto os trabalhadores e trabalhadoras da pesca que ainda não possuem Cadastro Único. Os interessados devem portar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e os documentos dos membros da família. Durante a ação também serão oferecidos serviços de saúde, como testes rápidos para IST, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia.
O secretário adjunto de Pesca, Breno dos Santos, destaca a importância da ação. “Os pescadores artesanais são contemplados pelo Cadastro Único e com a ação aqui, na sede da Pesca, nós trazemos esse serviço para mais perto deles. A intenção é facilitar a vida das pescadoras e pescadores da nossa cidade. Estamos à disposição para ajudar todos com o processo”, comentou.
A ação visa garantir a atualização e inclusão cadastral dos pescadores artesanais, possibilitando o acesso a programas sociais e demais direitos vinculados ao CadÚnico. A iniciativa atende à medida provisória nº 1.323/2025.
A Secretaria Adjunta de Pesca está localizada na Rua José Costa, nº 1031 (Ponta da Areia), no bairro Boqueirão.
