Mais do que marcar o início de um novo ano, janeiro também é um convite à reflexão sobre a saúde mental. Em São Pedro da Aldeia, esse compromisso ganhou destaque com uma palestra voltada aos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Realizado na quinta-feira (29/01), na sede da pasta, o encontro foi ministrado pela psicóloga Fabiana Simões.
Durante a palestra, foram abordados temas presentes na rotina de quem atua na área social, como esgotamento emocional no ambiente de trabalho, os desafios de separar a vida pessoal da profissional e a importância de priorizar a saúde mental para obter melhor qualidade de vida. O encontro foi marcado pela troca de experiências, com relatos das próprias servidoras e esclarecimentos de dúvidas, reforçando o papel da terapia e do autocuidado no processo.



A psicóloga Fabiana Simões destacou a necessidade de olhar com atenção para quem cuida. “Esta palestra é sobre a saúde do trabalhador e especificamente para o pessoal da assistência social, que cuida de todos e tem que olhar para ele também. É importante ver que o cuidado não é só para os assistidos, mas para ele também, porque a carga emocional é muito grande”, afirmou.
A atividade foi organizada pela diretora do Departamento de Direitos Humanos, Fernanda Costa, que ressaltou a importância de valorizar os servidores. “Ao longo do mês, fizemos rodas de conversa sobre saúde mental e a importância do cuidado em alguns equipamentos. Fechamos o’ Janeiro Branco’ com essa palestra para os servidores da Secretaria, porque não adianta cuidarmos da ponta, do outro, e deixar os nossos servidores de lado. Por isso, esta palestra é tão importante”, pontuou.
