O Centro Esportivo Municipal Rei Pelé, no bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, foi palco de muita técnica, disciplina e espírito esportivo no último sábado (31/01). O 1º Festival de Sparring de Boxe reuniu atletas de diferentes cidades e atraiu admiradores da modalidade, que acompanharam de perto as 17 lutas realizadas ao longo do evento. Todos os atletas participantes receberam medalha e certificado de participação, enquanto as dez equipes envolvidas foram contempladas com troféus.
O secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos, celebrou a participação dos atletas. “A Região dos Lagos e, sobretudo, São Pedro da Aldeia, também está presente. Fico feliz que vieram atletas de fora, como de Campos dos Goytacazes. É muito bacana poder realizar este primeiro festival, dar oportunidade a toda essa galera que pratica o esporte. Este é o primeiro evento esportivo que realizamos aqui no Centro Rei Pelé e estamos fazendo em grande estilo, com 17 lutas”, destacou.



No Sparring, as lutas são organizadas de forma equilibrada, com foco no aprendizado técnico, na disciplina e no respeito entre os atletas. A proposta incentiva a troca de experiências e reforça valores como autocontrole, preparação física e espírito esportivo. Os praticantes treinam com intensidade controlada para aplicar técnicas, melhorar o tempo, distância e reflexos.
Lutador há 20 anos, o treinador Alexandre Batista, da Tyson Boxe, elogiou a iniciativa e ressaltou o impacto do evento. “Essa é a primeira vez que vejo uma iniciativa desse porte na Região dos Lagos, para nós, que moramos aqui, isso é muito bom, pois incentiva a prática do esporte. Além disso, retira os jovens dos caminhos errados e traz para o caminho das atividades físicas”, pontuou.



As lutas foram conduzidas pela árbitra Tonia Badu e contemplaram as categorias Infantil (até 55 kg), Cadete (60 e 65 kg), Juvenil (75 e 80 kg), Elite (60 a +90 kg) e Reservas – Elite (70 e +90 kg), respeitando critérios técnicos e tempos específicos de combate para cada faixa.
Entre os participantes, o jovem lutador Fábio Miguel, de 15 anos, estreou na modalidade e avaliou o evento. “A estrutura está muito boa, a meu ver, está tudo muito bem organizado, as equipes também, tudo certinho. Para mim, da perspectiva de alguém que lutou, foi muito boa, porque esse evento de Sparring pode incentivar outras pessoas, outras crianças a virem para o mundo esportivo e a conhecer este esporte e ser um incentivo a ter um futuro melhor”, comentou.



O 1º Festival de Sparring de Boxe também atraiu visitantes de cidades vizinhas. Moradora de Iguaba Grande, Ingrid Feliz compareceu para prestigiar o evento. “Estou achando tudo maravilhoso, porque incentiva os adolescentes a andar pelo caminho do esporte. E está sendo perfeito ser feito aqui na Rei Pelé, era uma quadra que já estava sendo esperada há muito tempo”, disse.
