Os agentes do Núcleo Especial de Fiscalização de Saneamento da Prefeitura de São Pedro da Aldeia seguem com ações constantes na cidade. Nesta quarta-feira (04/02), os servidores aldeenses realizaram uma vistoria de rotina em conjunto com representantes da concessionária de água e esgoto, Prolagos. Foram avaliados pontos nos bairros Baixo Grande, São João, Vinhateiro e Praia Linda.


O fiscal ambiental do município, Guilherme Tavares de Mello, falou sobre o trabalho constante do núcleo. “A atuação de uma fiscalização que verifica diariamente o sistema é fundamental para melhoria das condições do serviço e para a proteção ambiental da Lagoa de Araruama. Com base no trabalho de campo, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca consegue identificar pontos críticos e exigir ações da concessionária responsável”, explicou.



Em 2025, foram realizadas mais de três mil inspeções em Coletores de Tempo Seco (CTPS), Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), poços de visita, redes coletoras e outras estruturas do sistema municipal de esgotamento sanitário. Dentre as áreas visitadas estão CTPS Salinas 01, CTPS Galeria São João e CTPS Dr Tocantins. Os locais foram apontados no relatório anual consolidado da fiscalização de saneamento enviado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca para a concessionária de água e esgoto.


Foram enviadas recomendações técnicas à concessionária para o ano de 2026. Dentre elas, a reformulação da EEE São João 2, estudos aprofundados e intervenções estruturais nas CTPS críticas, ampliação do programa de manutenção preventiva e rotina pós-chuva, implementação de redundância energética eficaz nas elevatórias e modernização do monitoramento operacional.
