Nesta quinta-feira (05/02), a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia realizou uma reunião técnica entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Coordenação de Saúde LGBTQIA+. O encontro teve como objetivo organizar o fluxo de atendimento da população LGBTQIA+ no serviço e construir, de forma conjunta, um plano de ação integrado entre os dispositivos da rede municipal de saúde.
A reunião teve como foco principal fortalecer a articulação entre os serviços, garantindo que a população LGBTQIA+ tenha acesso a um cuidado cada vez mais humanizado, qualificado e resolutivo, especialmente no campo da saúde mental. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Saúde com a promoção da equidade, do respeito às diversidades e da ampliação do acesso aos serviços públicos.



A coordenadora de Saúde LGBTQIA+, Laysa Jotha, falou sobre a iniciativa. “É muito importante desenvolver estratégias específicas para atender às particularidades desse público, considerando os impactos que a discriminação, o preconceito e a exclusão social podem gerar na saúde mental. É fundamental que os serviços estejam preparados para oferecer um acolhimento sensível, livre de julgamentos e alinhado às necessidades de cada pessoa”, afirmou.
Já a coordenadora do CAPS, Jaqueline Fernandes, ressaltou o aumento da demanda da população LGBTQIA+ nos atendimentos do serviço. “Isso evidencia a necessidade de aprimorar os fluxos, protocolos e processos de trabalho. A organização do atendimento contribui para maior agilidade, continuidade do cuidado e melhor acompanhamento dos usuários”, pontuou.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para aprimorar os fluxos de encaminhamento, protocolos de atendimento e processos de trabalho, além da possibilidade de promover capacitações para as equipes e fortalecer a rede de apoio, com o objetivo de assegurar um atendimento integral, digno e respeitoso à população.
