O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, foi palco, na terça-feira (31/03), da culminância do projeto “Jovens Versos de Sal – Uma Jornada Poética no Museu do Sal”. O evento reuniu estudantes, educadores e representantes do setor cultural em uma programação marcada por emoção, aprendizado e valorização da história local.
A iniciativa foi idealizada pela Casa dos Azulejos Produções, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), por meio do Edital Nossos Museus RJ, e apoio das Secretarias Municipais de Turismo, de Educação e de Cultura.


O projeto contemplou, ao todo, 90 alunos de escolas municipais e estaduais de São Pedro da Aldeia, Araruama e Cabo Frio, que participaram de atividades voltadas à produção poética inspirada na cultura salineira da região. Durante o evento, foi realizado o lançamento do livro com os textos produzidos pelos estudantes.
A iniciativa tem como proposta conectar os estudantes à rica herança cultural da produção de sal da região, por meio da poesia. De São Pedro da Aldeia, participaram as Escolas Municipais Vidal de Negreiros (Alecrim), E. M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta (Praia Linda), E. Mz. Paineira (Balneário), E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes – Cívico-militar (São João) e E. Mz. Capitão Costa (Cruz).



O secretário de Turismo, Rodolfo Jotha, celebrou a iniciativa. “O Museu do Sal de São Pedro da Aldeia tem papel fundamental na valorização da nossa história e identidade, especialmente por meio de iniciativas ligadas à cultura salineira. Projetos que incentivam a participação de jovens, como a poesia, fortalecem esse vínculo e ampliam o alcance cultural e educativo. Trata-se de uma ação que ultrapassa os limites do município, envolvendo toda a região. Para nós, é essencial consolidar o Museu como fonte de inspiração e conhecimento”, destacou.
O produtor e diretor da Casa dos Azulejos Produções, Nelson Yabeta, agradeceu o apoio da Prefeitura e ressaltou a importância do evento. “É um momento de muita emoção, de celebração, acima de tudo, porque é o primeiro ano deste projeto. Pretendemos dar continuidade a ele com outras edições. Esses poemas foram selecionados e a gente encontrou os verdadeiros artistas e estrelas do projeto, que são os alunos contemplados. Só tenho a agradecer à Prefeitura, ao secretário Rodolfo, a Raquel, ao prefeito Fábio, à secretária Daniele Barros, a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, ao Thiago, secretário da Cultura aldeense, e para Daniele, da Educação, por toda a estrutura que pudemos fazer”, pontuou.


A secretária de Educação, Danielle Corrêa, também destacou a importância da ação. “Em nome da Secretaria de Educação, eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos e parabenizar os contemplados que tiveram as suas poesias escolhidas. Fico feliz em ver São Pedro da Aldeia sendo palco de eventos importantes como esse. E quero agradecer ao Nelson pela liderança nesse projeto”, disse.
Para o secretário de Cultura, Thiago Marques, a integração entre áreas fortalece iniciativas como essa. “Para mim é uma honra acompanhar mais um trabalho do Nelson e percebemos sua evolução, que é um agente cultural promissor para a nossa cidade. Ainda mais quando a gente envolve a literatura, envolve os jovens, envolve a educação. A Secretaria de Cultura sempre está à disposição para prestigiar e apoiar projetos como esse”, afirmou.


Entre os estudantes, o sentimento foi de reconhecimento e conexão com a história local. “É legal ter o meu trabalho e esforço reconhecidos. Foi muito impactante, porque a história aqui te emociona, saber que isso aqui foi tudo real”, comentou Isabella Xavier, estudante da E.M. Profª Dulcinda Jotta Mendes – Cívico-militar.
Já Maria Fernanda, da E.M. Profª Maria da Glória Santos Motta, destacou a reflexão proporcionada pela experiência. “Eu pensei em como as pessoas escravizadas aqui sofriam. Tinham esperança de sair daqui um dia, mas alguns nunca saíram daqui. Queria muito ser escolhida e fiquei feliz quando recebi a notícia”, compartilhou.
