Os moradores do bairro Alecrim, em São Pedro da Aldeia, participaram de uma ação alusiva ao “Junho Violeta”, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A atividade foi realizada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da localidade e reuniu profissionais de saúde, assistência social e a comunidade em um momento de acolhimento, informação e valorização da pessoa idosa.
A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos das pessoas idosas, promovendo orientações e fortalecendo os vínculos entre a equipe de saúde e a comunidade.
A programação contou com uma palestra ministrada pela assistente social Mary Lane, que abordou os direitos da pessoa idosa, os principais tipos de violência praticados contra esse público e os canais de denúncia disponíveis para a população. Também participaram da ação a médica Mônica Gonçalves e a dentista Luana Nogueira, que reforçaram orientações sobre cuidados com a saúde e qualidade de vida na terceira idade.



O evento foi coordenado pela enfermeira Tatyane Vieira, com o apoio da equipe multiprofissional da unidade. “Promover o envelhecimento saudável e conscientizar a população sobre a importância do cuidado, do respeito e da dignidade em todas as fases da vida é fundamental”, comentou.
A recepcionista Cláudia Motta, a técnica de enfermagem Ana Lu Gomes e a auxiliar de serviços gerais Claudineia Couto também contribuíram para o acolhimento e a organização do espaço, enquanto as agentes comunitárias de saúde mobilizaram os moradores. Participaram da iniciativa as profissionais Maria da Aparecida Nunes, Maria Cecília Almeida, Manuela Moreira, Janete Silva, Débora Siqueira e Rosemeri Chrispim.
