A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos será palco, na quarta-feira (29/07), de uma programação especial em comemoração aos 50 anos do Coral Cantavento. A partir das 19h, o público poderá acompanhar o Concerto de Outono-Inverno e visitar a Expo Cantavento 50 Anos, que reúne registros da trajetória de um dos mais tradicionais corais da Região dos Lagos. A iniciativa integra o projeto Concerto Gabriel Joaquim, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, e a entrada é gratuita.
O concerto contará com cerca de 25 integrantes, entre cantores, maestro e instrumentista acompanhante, apresentando um repertório feito por músicas populares brasileiras (MPB), canções populares internacionais e músicas folclóricas. Entre as obras previstas estão Oni Saurê, La Belle de Jour, Tamba Tajá, Mas que Nada e Pisa na Fulô. A programação também contará com a participação especial do Coral Alunos do Colégio Feliciano Sodré.
Além da apresentação musical, o público poderá contemplar a Expo Cantavento 50 Anos, que reúne fotografias e outros materiais históricos sobre a trajetória do coral, iniciado pelo maestro Rui Capdeville na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cabo Frio (Ferlagos). Criado em 1974, o grupo comemora seu Jubileu de Ouro em 2026, sendo reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro desde 2013 e do Município de Cabo Frio desde 2024.
Para a secretária-geral do Coral Cantavento, Bernardete Marques dos Santos de Souza, realizar a comemoração em São Pedro da Aldeia tem um significado especial. “Nosso coral nasceu na Ferlagos, que atendia toda a Região dos Lagos, e sempre contou com a participação de moradores de São Pedro da Aldeia. Por essa história, desejamos muito comemorar nosso Jubileu de Ouro na cidade”, destacou.
A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro de São Pedro da Aldeia.
