A
Subsecretaria de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação de São Pedro
da Aldeia deu início à realização de um diagnóstico referente ao 1º
trimestre da rede municipal de ensino aldeense. Além da Subsecretária da pasta,
Elizangela Rigueira, participaram da ação as coordenadoras de Educação
Infantil, Primeiro e Segmento, Inspeção Escolar, Supervisão Pedagógica,
Orientação Educacional, Educação Inclusiva e de Avaliações externas e
Currículos. Todas as unidades escolares vão participar da iniciativa, que
acontecerá até a próxima sexta-feira (29), atendendo aos segmentos da Educação
Infantil, Primeiro e Segundo Segmento.
A
subsecretária de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, falou sobre o
objetivo da ação. “No início do mês, a rede municipal de ensino aldeense concluiu
o 1º trimestre de trabalho pedagógico e, a partir desse diagnóstico, será
possível repensar ações e traçar estratégias para sanar as dificuldades
encontradas durante o período. O momento não é para apontar erros ou acertos,
mas para que, juntos, possamos analisar novos ações para melhorar o ensino
aprendizado”, destacou.
A
programação inclui a apresentação dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos
ao longo do primeiro trimestre, com o objetivo de compreender os
resultados obtidos pela escola e avaliar as estratégias traçadas, visando
amenizar as dificuldades apresentadas.
A
diretora da Creche M. Tia Márcia, Rosangela Souza, falou sobre a ação. “A
iniciativa foi positiva, pois permitiu o alinhamento das propostas da
Secretaria de Educação com as ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades
escolares. O acompanhamento trimestral permite aprimorar as boas práticas e
fazer ajustes, quando necessário”, salientou.
A
devolutiva é conduzida pela equipe diretiva e de assessoramento pedagógico de
cada unidade escolar, que é composta pela Supervisão Pedagógica, Inspeção
Escolar e Orientação Educacional.
A
Orientadora Educacional da Escola Mz. Lucinda Franciscone de Medeiros, Vânia
Gonçalves, falou sobre o momento. “Apresentamos nossos projetos, desafios,
metas e ações humanizadas e edificadoras realizadas na unidade escolar.
Apresentei, através de uma dinâmica, a mensagem de que sozinhos não somos nada,
mas juntos podemos ser imbatíveis”, disse.
Já a
inspetora de aluno da Escola Mz. Manoel Moraes, Paloma Ramos, parabenizou a
equipe da SEMED pela iniciativa. “Foi um momento bastante produtivo e de grande
importância para o aprimoramento e desenvolvimento do trabalho desenvolvido na
rede”, complementou.
Na
oportunidade, foram apresentados dados sobre a identificação da
escola, com nome, quantitativo de turmas por ano/fase e segmento/modalidade,
equipe diretiva e de assessoramento pedagógico, rendimento dos alunos,
dificuldades encontradas durante o período, ações estratégicas para o
segundo trimestre e os Projetos Políticos Pedagógicos da unidade escolar.
Além de práticas pedagógicas de destaque, durante o encontro também foram
expostas fotos das salas de aula, do ambiente formativo e dos murais.
“Esse
movimento proporciona uma reflexão que, por vezes, na correria do dia a dia,
não fazemos. Outra questão importante nessa iniciativa é aproximar a escola e a
secretaria, mostrando pontos positivos e negativos do cotidiano da unidade
escolar”, finalizou a supervisora da Escola M. Quilombola, Luciana
Velasco.