A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) tem em sua estrutura organizacional a Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI. Por este motivo não poderia deixar passar em branco o Dia Internacional do Orgulho LGBTI, comemorado nesta sexta-feira, dia 28 de junho.
“Temos uma coordenadoria na SASDH somente para lutar pelas políticas públicas LGBTI. O nosso trabalho é diário e entendemos que a luta também é constante. No início do mês realizamos o 3º Seminário LGBTfobia, reunimos professores e coordenadores, pessoas formadoras de opinião para abordar o assunto com alunos. Por que somente por meio da educação, da informação, do esclarecimento das questões, iremos atingir o respeito pelas diferenças humanas, independentemente da área discutida”, explicou a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques.
Vale lembrar que São Pedro da Aldeia é um dos municípios da região a aprovar uma lei de Combate a Homofobia. Depois da aprovação da norma foi criada a Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI, que é subordinada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A Coordenadoria tem como objetivo promover ações de conscientização de combate a LGBTfobia e planejar, construir e encaminhar propostas de políticas públicas em benefício da população LGBTI.
São Pedro da Aldeia também é sede do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea I e II, que direciona a toda a Região atendimento psicológico, jurídico e capacitações. O equipamento é fruto de uma parceria entre os governos Estadual e Municipal.