Desde 2013, São Pedro da Aldeia vem elevando seu ICMS Verde devido aos investimentos na área ambiental, como destinação final dos resíduos sólidos, captação e tratamento do esgoto, entre outras. Em 2014 o município ficou em 19º lugar no Estado em relação ao recebimento da compensação, o que correspondeu ao recebimento extra de R$ 3.600.000,00/ano. Pois em 2015, a cidade passou dessa posição para a 8º, melhorando no ranking e, com certeza, aumentando os valores deste repasse. Os números ainda não estão definidos.
A boa colocação de São Pedro da Aldeia nesse ranking ecológico se deve aos já citados investimentos de destino final do lixo, aumento de redes de esgoto e remediação do antigo lixão. Por conta disso, o prefeito Claudio Chumbinho ganhou, do Governo do Estado, o certificado de 2º lugar no Rio de Janeiro em remediação e 3º em destino de lixo (aterro sanitário).
O crescimento, nesse ranking ambiental, de acordo com a secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad, acontece graças à recente criação do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense e por aumento de rede de coleta de esgoto.
“O ICMS Verde é assim, o município tem que dar continuidade no trabalho ambiental comprovadamente. E estamos fazendo isso, para garantir uma melhor qualidade de vida à população e às futuras gerações. O prefeito Cláudio Chumbinho apóia nossos esforços e todo o repasse dessa compensação é utilizado no próprio ambiente” afirmou a secretária.
– Foto – Vista do Parque Natural Ambiental da Mata Atlântica Aldeense – Magaly Mendonça
]]>