Os alunos da Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, do bairro Botafogo, participaram do plantio do jardim na área externa da unidade escolar. O plantio foi uma iniciativa da Coordenação de Educação do Campo, dirigida pelo coordenador Ubirajara Ramos. O jardim foi plantado em pneus coloridos e deu vida, ludicidade e beleza ao local, que atende estudantes da Educação Infantil ao 1º Segmento.
“Ver os estudantes colocando a mão na massa e empolgados com as atividades práticas é emocionante. A palavra é gratidão, pois é uma bela parceria com o coordenador de Educação do Campo, Ubirajara Ramos. Ver o carinho dele com a escola e com os nossos pequenos é realmente sensacional”, disse a diretora da unidade, Rafaela Muniz.
Protagonistas na atividade, os alunos plantaram as mudas como forma de criarem uma consciência sobre a importância da preservação. Eles deixaram os cadernos e os lápis de lado e colocaram a mão na terra para fazerem o plantio do jardim na área lateral da escola e também na frente da unidade, dando continuidade à visita ao Horto Escola Municipal e às aulas sobre a temática. Foram trabalhadas, ainda, questões de reciclagem, com a utilização dos pneus.
Para o aluno do 3º ano, Carlos Victor, a experiência foi muito boa. “Foi muito bacana, esse projeto já ensinou várias coisas para a gente, sobre a árvore, sobre o pau-brasil, como fazer o plantio de forma correta. Hoje fizemos o jardim, depois vamos fazer a horta e as atividades. Tudo ficou muito bonito”, afirmou.
De acordo com a professora da turma, Milena Agualuza, a prática envolve tudo que está sendo ensinado dentro de sala de aula. “Tivemos o prazer de fazer o plantio do nosso jardim e é muito gratificante ver as crianças colocando em prática o que aprenderam, opinando, falando o que tem que ser feito. A empolgação na hora do plantio é gratificante e, além de tudo, trabalhamos com o resgate da cultura quilombola, que é nosso maior objetivo”, destacou.