O último sábado (05) foi movimentado em algumas unidades escolares de São Pedro da Aldeia. As programações especiais envolveram alunos e responsáveis, além de funcionários das escolas. A equipe pedagógica da Secretaria de Educação acompanhou as atividades.
A Creche M. Tia Márcia, no bairro Poço Fundo, comemorou chegada da Primavera. A programação contou com comidas típicas, decoração festiva, funcionários vestidos a caráter e muita música. Na ocasião, foi feita a exposição artística “A beleza das flores”, onde toda comunidade local pôde apreciar os trabalhos feitos pelos alunos com o auxilio dos professores. A supervisora pedagógica, Fernanda Sotero, e a orientadora escolar, Karla Regina, prestigiaram a festividade.
O ápice da festa foi o desfile, onde os alunos se apresentaram em roupas de passeio e trajes de banho. Os reis e rainhas foram eleitos pelo público presente neste momento, de acordo com o desempenho na passarela. Os estudantes que venderam mais rifas também foram coroados como realeza da primavera.
A dirigente de turno, Valdineia Macedo, falou sobre o evento. “A razão para o sucesso da festa foi o comprometimento dos funcionários, a participação ativa dos responsáveis e uma direção muito competente, exercida pela diretora Rosângela Santos”, ressaltou.
Já na Escola Municipal Jamila Mota da Silva, no bairro São João, foi feita a culminância do projeto “Quem conta um conto, aumenta um ponto”. Foram expostos trabalhos feitos pelos alunos, abordando a temática do projeto das turmas das professoras de R1, R2, recreação e artes. A Creche M. Dona Chica, no Morro do Milagre, promoveu a culminância do mesmo projeto, que foi trabalhado em todas as unidades que ofertam Educação Infantil.
“Histórias ensinam novas palavras, fazendo com que as crianças vivam uma etapa decisiva na sua formação intelectual e emocional. Na idade dos nossos alunos, a leitura de histórias desenvolve o raciocínio, estimula a formação de opinião e amplia horizontes. As histórias também fortalecem a ligação entre o adulto que lê e a criança que escuta”, destacou a diretora, Tatyana Canellas.
Na Creche Municipal Comunitária Tia Fátima, no Campo Redondo, foi feita a culminância do projeto “O nosso saber tem sabor de?”. Os estudantes participaram de brincadeiras, contação de histórias, diversidade textual, dramatizações, jogos para interagir com os pais e apresentações. Além disso, foi feito um bazar, aberto a toda comunidade local. A festividade contou com a presença da supervisora pedagógica, Sônia Araújo. Já na Escola Municipal Professora Mirian Alves de Macêdo Guimarães, no bairro Fluminense, os estudantes do 6º ao 9º ano participaram de jogos e atividades envolvendo números e logísticas, com a Olimpíada de Matemática.
Na Escola Municipalizada Elízio da Costa Moreira, no bairro Três Vendas, aconteceu o projeto “Futuro cidadão com a Guarda Municipal”, em parceria com a Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia. O GM Gonçalves ensinou para os alunos a importância de se comportar no trânsito, como pedestre. Os estudantes receberam um material lúdico sobre o assunto.
A diretora da unidade escolar, Roberta Lopes, falou sobre o momento. “Foi um dia muito especial, pois as nossas crianças, que acabam ficando distantes no que se refere ao acesso à informação, puderam receber a presença do Guarda Gonçalves, o responsável pela ronda local, que trouxe a importância de se comportar no trânsito como pedestre. Ele despertou nos estudantes a consciência, em uma linguagem lúdica, com brincadeiras, em um momento de descontração”, disse.
Na ocasião, também foi feita uma roda de conversa com os pais de alunos. A equipe de assessoramento pedagógico (Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica) discutiu sobre as atribuições e importância de cada cargo. A conversa foi conduzida pelo orientador educacional, Gerliton Melo, e pela supervisora pedagógica, Fátima Guido.
“Com a roda de conversa, os responsáveis puderam tirar algumas dúvidas e entenderam o papel de cada profissional. Foi uma oportunidade muito esclarecedora para a comunidade local. A ação foi positiva, pois nossos alunos estão vivendo experiências maravilhosas, o que vai refletir no desenvolvimento deles”, finalizou a diretora Roberta.