A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o 25º Batalhão de Polícia Militar realizaram, na quarta-feira (27), a formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade aconteceu na Escola M. Antônio Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro, e envolveu os estudantes do 4º e 5º ano da unidade escolar. Ao todo, 104 alunos se formaram no PROERD. As coordenadoras de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira, e do Programa Novo Mais Alfabetização, Suely Mônica Santos, e as diretoras da escola, Mariana Carreia e Gelvânia Maria Nunes, acompanharam a cerimônia.
“O PROERD é uma parceria que tem feito uma diferença muito grande dentro da nossa rede, pois os alunos têm a oportunidade de refletir sobre várias temáticas, não somente a questão das drogas e da violência, mas sobre a valorização da vida, sendo sabedores das consequências dos seus atos. Somos gratos à Polícia Militar, a todos os instrutores, especialmente ao policial Júlio, que esteve conosco por todo o ano. Agradeço pelo seu comprometimento e carinho com os alunos”, disse a coordenadora Maria Regina Silveira.
Também participaram da programação o comandante da 2ª Companhia do 25° Batalhão da Polícia Militar, Capitão Cesar Augusto Salgado Cremonezi; o coordenador do 4º Comando de Policiamento de Área, sargento Vinícius Azevedo; além dos instrutores do programa, policiais militares, professores, pais e responsáveis dos alunos.
O sargento Vinícius Azevedo falou sobre a parceria entre as instituições. “Agradeço a participação e o empenho do município em ajudar o programa a ser desenvolvido nas escolas aldeenses. A Secretaria de Educação não mede esforços para que os alunos participem do programa. Agradeço também a parceria com a direção da unidade escolar para a formação dos 104 estudantes atendidos pelo PROERD nesta edição”, destacou.
Após a execução dos Hinos Nacional e Municipal, o instrutor da edição 2019 do PROERD em São Pedro da Aldeia, o policial Júlio César Morgado, fez a leitura de um texto autoral em agradecimento pela formatura.
Na ocasião, os autores das redações destaques foram premiados com um brinde. Ao fim da premiação dos textos, os alunos receberam certificados e medalhas. Os formandos também realizaram um juramento, cantaram e dançaram a canção oficial do Programa.
De acordo com o instrutor, policial Júlio César Morgado, aconteceu mais uma formatura do PROERD com quatro turmas de 5º ano, atendidas pelo currículo “Caindo na Real” e mais quatro turmas do 4º ano, atendidas com palestras. “Foi com imenso prazer e dedicação que, ao longo do 2º semestre, formamos mais 200 crianças e jovens da cidade de São Pedro da Aldeia, abraçando-os com temáticas de bullying, informações sobre drogas, seus riscos e consequências. Fortalecemos nesses alunos a necessidade que eles têm que tomar decisões seguras e responsáveis, fazendo com que eles possam estar longe das drogas e violências, dizendo sim a vida”, afirmou.
O PROERD consiste em uma ação conjunta entre as escolas, as famílias e a Polícia Militar no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.