Os alunos da Escola Municipalizada Elízio da Costa Moreira, no bairro Três Vendas, zona rural de São Pedro da Aldeia, vivenciaram um momento marcante na manhã desta sexta-feira (13). Foi realizada a formatura dos alunos Ester, Everson, Ana Beatriz, Yuri e Miguel, do 1º ano, e de Breno, Maria Clara e Kauã, do 5º ano. Estiveram presentes durante o evento, os secretário de Governo, Eronildes Bezerra, e de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, além dos professores e responsáveis dos estudantes.
O secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, se mostrou encantado com toda festividade. “Enquanto professores, funcionários de escola e familiares, nossa missão em relação às crianças é atuar como motivadores de sonhos e construir maneiras para que eles se concretizem. Que a gente apoie as nossas crianças criando possibilidades, apesar das adversidades”, destacou.
Em clima de festa, a diretora da unidade escolar, Roberta Lopes, coordenou toda a solenidade, que teve início com o Hino Nacional e com a oração de agradecimento pelo momento, feita por uma das formandas.
O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, parabenizou todos os alunos pela formatura. “Hoje é um dia muito feliz para mim, agradeço pela oportunidade de participar desse momento, de ver esses estudantes se formando. Quando vejo o aluno Miguel, que tem seis anos, lendo do jeito que está, fico emocionado. Temos que imaginar que daqui a uns 15 anos eles estarão se formando em uma faculdade, precisamos acreditar nisso, acreditar neles”, afirmou.
Com a mão direita estendida, os alunos fizeram o juramento dos formandos e apresentaram as canções “Aquarela”, do cantor Toquinho, e “Amigos mais chegados que irmãos”, da Banda Quatro por Quatro.
Para a professora Lindalva Max, o período de formatura foi muito bom, pois destacou o êxito dos seus alunos. “A minha turma do 1º ano está lendo perfeitamente e isso me enche de orgulho. Meus estudantes são maravilhosos, dedicados, a família bem participativa, então a gente enxerga o nosso trabalho sendo valorizado”, salientou.
O formando do 5º ano, Kauã Jefferson, não queria que o momento acabasse. “Minha mãe ficou orgulhosa de mim e eu fiquei todo bobo de felicidade. Tudo foi muito bom”, comentou.
Foi realizado, ainda, o “Momento Gratidão”, em homenagem aos pais de alunos e aos professores, com a leitura feita pelos estudantes. Na oportunidade, o secretário de Educação parabenizou toda equipe da escola e também o motorista e monitor da rota escolar, Paulo César da Silva, conhecido como Tio Paulo, e Willians Medeiros, que, todos os dias, alegram o caminho à escola dos alunos.
“Agradeço a cada funcionário dessa unidade escolar, pois a maioria de nossos servidores vem de lugares distantes, mas que se deslocam com amor e carinho, para trabalhar com toda dedicação por esses alunos, pois acreditam na transformação por meio da educação. Não posso deixar de homenagear também aos que transportam o que temos de mais precioso, aqueles que são experiências profundas de amor incondicional de alguém. Esse é o ônibus que tem o maior índice de felicidade do planeta”, acrescentou o secretário, Alessandro Teixeira Knauft.
Notoriamente emocionada, a mãe do aluno, Everson Frias, Denise Frias, foi só alegria ao prestigiar a formatura do seu filho. “Para mim, este momento foi muito gratificante, pois nesta escola ele aprendeu tudo que sabe. Foi muita emoção e estou muito feliz, pois ele estava ansioso para passar de série e participar da formatura”, disse.
O evento foi encerrado com a entrega dos certificados, das lembranças e dos portfólios com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Em seguida, foi servido um lanche para confraternização.
De acordo com a diretora da escola, Roberta Lopes, ver o fim de trabalho executado é um sonho realizado. “Foram cinco meses de muitas experiências boas e desafios; quando me vi à frente de um cerimonial, concluindo um trabalho de muito carinho, foi incrível. Fiquei feliz pelos os alunos, que estavam satisfeitos, pois tudo é feito em primeiro lugar para eles. É gratificante ver a comunidade participando, ver o olhar de cada mãe e pai em ver o filho se formando, os estudantes sonhando em continuar a estudar. Eles amam a escola, dá para perceber que aqui é a segunda casa deles e deu para sentir isso mais ainda com a presença dos responsáveis, pois mesmo sendo uma escola distante, praticamente todos vieram prestigiar os alunos se formando”, afirmou.