Neste sábado (07), São Pedro da Aldeia participa de mais um edição do Dia D de vacinação contra o Sarampo. Para atender o público-alvo que ainda não se imunizou, entre 6 meses e 59 anos, treze unidades de saúde estarão abertas das 8h às 13h. No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão do SUS e a caderneta de vacinação, caso possua. Após o Dia D de mobilização, os interessados terão até o dia 13 de março para procurar os postos de saúde.
Para esse Dia D, a população poderá procurar as unidades do Campo Redondo I, São João II, Vinhateiro, Ponta do Ambrósio, Recanto das Orquídeas, Parque Arruda, Praia Linda, Flexeira, São Mateus, Centro/Mossoró, Poço Fundo, Fluminense e a Sala de Vacinas, no Centro.
“É extremamente importante que as pessoas busquem essa imunização contra o Sarampo, nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal de nossa população em São Pedro da Aldeia. A promoção da saúde e a prevenção em prol dos moradores são nossas prioridades”, destacou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.
Segundo o Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.