Prefeitura de São Pedro da Aldeia intensifica medidas preventivas ao coronavírus
Pesquisar

Prefeitura de São Pedro da Aldeia intensifica medidas preventivas ao coronavírus

Além de higienizar espaços públicos, governo municipal, em parceria com empresários, realiza campanha educativa

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia tem intensificado medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. Equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e Defesa Civil higienizam, com frequência, os espaços públicos que concentram maior circulação de pessoas e equipes da Secretaria de Saúde apoiam campanhas educativas realizadas em parceria com entidades representativas do comércio. Além de veicular em carro de som mensagens orientando a população ao uso de máscara e respeito ao distanciamento social, empresários e servidores municipais começam a percorrer o comércio da cidade alertando comerciantes e consumidores sobre as medidas preventivas, afixando cartazes e distribuindo folhetos.

Segundo José de Lima, presidente da Associação Comercial e Industrial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Pedro da Aldeia (Aciaspa/CDL), além de folhetos e cartazes, alguns lojistas também estão produzindo camisetas alusivas à campanha para reforçar a mensagem. “Esse retorno da atividade comercial tem que ser responsável, pois buscamos retomar a economia, mas sem comprometer a saúde e vida das pessoas”, justifica o empresário, que entregou ao prefeito Cláudio Chumbinho uma camiseta da campanha.

Campanha reforça a importância de manter os cuidados preventivos nos comércios
Foto: Ricardo Cox

Nesta terça-feira (09), o serviço de higienização com água clorada, sabão e álcool em gel chegou aos abrigos de passageiros localizados às margens da Rodovia RJ-140, na altura dos bairros Balneário das Conchas, Praia Linda e Estação. A limpeza de objetos e superfícies, seguida de desinfecção, são medidas recomendadas por órgãos de saúde nacionais e internacionais para a prevenção da COVID-19 e de outras doenças respiratórias virais em ambientes comunitários.

Foto: Jefferson Viana

“Esse trabalho de higienização dos locais públicos e de pontos com tendência maior a aglomeração tem sido contínuo. O município está fazendo as suas ações, mas é muito importante que a população também faça a sua parte, se conscientize de que o problema ainda existe. É necessário isolamento para quem puder e distanciamento, higiene das mãos e, principalmente, o uso da máscara para quem precisa sair de casa”, destaca o diretor da Defesa Civil, Marcos Dothávio.

A higienização dos pontos de ônibus é feita periodicamente
Foto: Jefferson Viana

Prevenção

As evidências atuais sugerem que o novo coronavírus pode permanecer viável por horas e até dias em determinadas superfícies, dependendo do tipo de material. Por isso, a remoção de microorganismos, sujeiras e impurezas das superfícies, associada a produtos desinfetantes, pode reduzir o risco de propagação do vírus causador da COVID-19.

“A água clorada utilizada nessa ação vem com uma solução que faz a parte de higienização. É uma lavagem mais completa, não só com cloro, mas também com sabão e álcool em gel”, conta o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro.

Foto: Jefferson Viana

Somente nesta terça-feira (09), cerca de 10 mil litros de solução desinfetante foram utilizados para a limpeza de 20 pontos de ônibus da Rodovia RJ-140, nos dois sentidos da pista de Praia Linda à Estação. O material foi dispensado por um caminhão-pipa da Prolagos, empresa parceira da Prefeitura.

Foto: Jefferson Viana

Moradora há sete anos do bairro Rua do Fogo, a estudante de Enfermagem, Etiane Teixeira, aguardava o transporte público no ponto e pode acompanhar a ação sendo realizada. “Faço estágio em Araruama e uso esse ponto de ônibus com frequência. Acho essa limpeza de suma importância nesse momento grave de pandemia, porque a gente não sabe quem realmente está doente, quem pode estar carregando o vírus, então essa é uma forma de evitar com que outras pessoas que também utilizam esse espaço possam estar se contaminando”, disse.

Foto: Jefferson Viana

Já receberam o serviço de limpeza os abrigos localizados na altura do bairro Campo Redondo, às margens da Rodovia RJ-140, em ambos os sentidos da pista. A desinfecção com água, cloro, sabão e álcool em gel também é realizada periodicamente na rodoviária municipal, em praças e academias populares. 

Foto: Divulgação | Diretoria de Transportes

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui